UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 23 de novembro de 2024

Estudantes lutam por passe-livre em João Pessoa

Outros Artigos

UJR  PBA Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (APES-PB) organizou, no último dia 27, uma passeata pelas ruas do Centro de João Pessoa em defesa da implantação imediata do passe-livre nos transportes coletivos para toda a rede pública de ensino (municipal, estadual e federal).  A manifestação, que contou com cerca de 350 estudantes, fez parte da Jornada Nacional de Lutas Edson Luís.

O prefeito Luciano Cartaxo (PT) prometeu em campanha que, já no primeiro dia letivo de 2013, todos estudantes da rede pública teriam o direito garantido. No entanto, o prazo de implantação foi adiado para o centésimo dia de sua gestão (10 de abril) e apenas para a rede municipal.

Chegando à Prefeitura, os estudantes formaram uma comissão e foram atendidos pelo chefe de gabinete do prefeito Zennedy Bezerra. Alguns compromissos de diálogo permanente e de participação na elaboração final do projeto foram estabelecidos, mas a Prefeitura alega impedimento legal para estender o benefício a todos, uma vez que os recursos sairão da Secretaria de Educação do Município.

Para Athamir Marcos, tesoureiro da APES-PB, “o projeto da Prefeitura traz um importante avanço, mas é limitado. A questão mais importante, no entanto, é que ele abre caminho para os estudantes de João Pessoa fazer história, lutando e conquistando o passe-livre para todos. Vamos agora mostrar que o problema é o lucro gigantesco dos empresários do setor e que esta não é apenas uma questão da Educação, mas também de mobilidade urbana, devendo ser discutida por outras secretarias e até mesmo pelo Governo do Estado”.

Redação PB

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes