UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Estudantes lutam por passe-livre em João Pessoa

UJR  PBA Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (APES-PB) organizou, no último dia 27, uma passeata pelas ruas do Centro de João Pessoa em defesa da implantação imediata do passe-livre nos transportes coletivos para toda a rede pública de ensino (municipal, estadual e federal).  A manifestação, que contou com cerca de 350 estudantes, fez parte da Jornada Nacional de Lutas Edson Luís.

O prefeito Luciano Cartaxo (PT) prometeu em campanha que, já no primeiro dia letivo de 2013, todos estudantes da rede pública teriam o direito garantido. No entanto, o prazo de implantação foi adiado para o centésimo dia de sua gestão (10 de abril) e apenas para a rede municipal.

Chegando à Prefeitura, os estudantes formaram uma comissão e foram atendidos pelo chefe de gabinete do prefeito Zennedy Bezerra. Alguns compromissos de diálogo permanente e de participação na elaboração final do projeto foram estabelecidos, mas a Prefeitura alega impedimento legal para estender o benefício a todos, uma vez que os recursos sairão da Secretaria de Educação do Município.

Para Athamir Marcos, tesoureiro da APES-PB, “o projeto da Prefeitura traz um importante avanço, mas é limitado. A questão mais importante, no entanto, é que ele abre caminho para os estudantes de João Pessoa fazer história, lutando e conquistando o passe-livre para todos. Vamos agora mostrar que o problema é o lucro gigantesco dos empresários do setor e que esta não é apenas uma questão da Educação, mas também de mobilidade urbana, devendo ser discutida por outras secretarias e até mesmo pelo Governo do Estado”.

Redação PB

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes