UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

MLB promove encontros pelo direito à Cidade

Seminário do MLBCom o tema “Mudar o sistema para mudar a cidade”, aconteceu, entre os dias 7 e 9 de junho, em Campina Grande-PB, o 1º Encontro Norte/Nordeste do MLB pelo Direito à Cidade, que reuniu ao todo 140 militantes e lideranças comunitárias de bairros populares, vilas, favelas e ocupações dos Estados do Pará, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

O encontro contou ainda com a participação de representantes da Caixa Econômica Federal, da Companheira de Habitação da Paraíba, do Fórum Nordeste de Reforma Urbana e da CMP, que debateram os desafios atuais da política nacional de habitação, o programa “Minha Casa, Minha Vida” e a luta pela efetivação do direito constitucional de morar dignamente. “Eu passei a minha vida toda sem ter um lugarzinho pra chamar de meu; depois que eu conheci o MLB, percebi que sem luta a gente não conquista direito nenhum nessa sociedade”, disse o “Seu João Carpinteiro”, morador da Ocupação Margarida Maria Alves, em Campina Grande, que recebeu os participantes do encontro ao final da atividade para uma animada quadrilha junina.

Para Wellington Bernardo, coordenador nacional do MLB, a realização do encontro cumpriu com o objetivo de aprofundar o debate sobre as principais demandas das cidades brasileiras. “As últimas décadas têm sido marcadas por um intenso processo de urbanização no Brasil, o que agravou problemas econômicos, ambientais e sociais, segregando ainda mais nossas cidades entre ricos e pobres. Mais do que nunca, o direito à cidade é um desafio para a afirmação da dignidade humana”, afirmou. “Agora será a vez dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais se reunirem, entre os dias 12 e 14 de julho, no Encontro Sudeste pelo Direito à Cidade, em Belo Horizonte”, completou Wellington.

Heron Barroso, Campina Grande

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes