Aconteceu, no dia 22 de julho, na sede do sindicato dos jornalistas de São Paulo o debate Turquia e Brasil: Nas ruas os povos encontram o caminho.
Organizado pelo Jornal A Verdade e pela UJR (União Juventude Rebelião) o evento teve como principal objetivo a troca de experiências sobre as mobilizações populares ocorridas nos últimos tempos nos dois países.
A discussão contou a participação de duas representações de cada país. Representando a Turquia estvam Elif Görgü, do jornal Evrensel e Nray Sancar, do Partido do Trabalho da Turquia (EMEP). Por parte do Brasil estavam Marcelo Buzetto, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Sandino Patriota, do Partido Comunista Revolucionário (PCR). A intermediação foi Aline Bailo, da UJR.
Cada um destacou em suas exposições detalhes e análises destes processos de mobilizações, que em pouco tempo mudaram os rumos históricos destes países.
“Mesmo com tal distância e com culturas tão diferentes, podemos perceber que a luta e as mobilizações nesses países tem grandes semelhanças”, afirmou Marcelo Buzetto.
Em seu relato, Nray Sancar enfatizou a importância da luta contra o capitalismo nesse processo de mobilizações e destacou este, como m problema internacional, e por isso tão importante a solidariedade internacionalista.
O debate se encerrou com todos os participantes puxando a palavra de ordem que expressa o espírito que permeou toda essa noite. “Brasil, Turquia, América Central, a luta por justiça é internacional”.
Ana Rosa Carrara, São Paulo