UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

MLC realiza Seminário sobre saúde do Trabalhador em SP

Leia também

seminárioNo dia 27 de abril, aconteceu na Universidade Federal do Grande ABC (UFABC), em Santo André, o I Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador promovido pelo Movimento Luta de Classes (MLC) de São Paulo. O encontro foi uma parceria com a Pastoral Operária (PO) da região e contou com a participação de trabalhadores de diversas categorias como: telemarketing, limpeza urbana, saúde, além de estudantes da área de segurança.

A exposição foi feita pelo engenheiro de Segurança do Trabalho Gilmar Ortiz, membro da PO, que colocou a necessidade de os trabalhadores debaterem o tema e se organizarem para defender uma política de prevenção, já que, na maioria dos casos, a causa dos acidentes é a sede de lucro dos patrões, que querem economizar às custas das vidas das pessoas. Gilmar apresentou ainda dados alarmantes: um deles é que, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por acidente ou doença do trabalho no mundo. No debate vários trabalhadores colocaram denúncias de situações no seu local de trabalho e reforçaram a importância da organização dos trabalhadores.

O Seminário foi importante para criar o entendimento de que a discussão da saúde do trabalhador não está à margem da luta de classes, pelo contrário. Só alterando a lógica dominante nas empresas, que hoje é a de tudo pelo lucro, e passando a colocar a vida das pessoas em primeiro lugar, é que poderemos ter um ambiente de trabalho realmente seguro.

Redação São Paulo

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos