Um boletim divulgado hoje pela Organização Mundial de Saúde – OMS relata o agravamento da epidemia do vírus Ebola na Libéria, Serra Leoa, Guiné e Nigéria. Já são 729 mortos e mais de 1300 casos confirmados do vírus que é altamente letal.
As péssimas condições de saúde pública nos países afetados têm provocado a rápida propagação do vírus e dificuldades para mapear o potência de propagação para outros países e, inclusive, outros continentes. O médico de Serra Leoa Umar Khan, 39 anos, um dos especialistas mais destacados no combate ao vírus em seu país, morreu ontem vítima da contaminação.
É de estranhar a pouca cobertura que vem sendo dada a essa epidemia na mídia internacional. Trata-se de uma tragédia humanitária de grande importância e um potencial de contaminação mais grave até do que a epidemia de gripe suína que se originou nos países asiáticos há alguns anos.
O Ebola é transmitido entre os humanos por meio do contato com fluídos corporais, mas mesmo pessoas que já se curaram da doença continuam a transmiti-la por por algumas semanas.
A OMS divulgou em seu site um vídeo informativo sobre o trabalho de combate ao vírus na Guiné:
https://www.youtube.com/watch?v=LRUA50yjTIg
Fonte: Site da OMS
Da Redação