UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 23 de novembro de 2024

[AGORA] Militares dão golpe na Turquia e instalam lei marcial

Outros Artigos

Turkey militaryNo fim da noite de hoje (hora de Istambul) um grupo de militares promoveu um levantamento armado em Ankara, Istambul e diversos outras cidades turcas. Tanques fecharam o estreito de Bósforo, que liga as partes asiática e europeia de Istambul. Aviões foram vistos sobrevoando a capital, Ankara. Prédios públicos foram ocupados e as comunicaçãoes via rede social foram cortadas.

Em entrevista por celular à rede de notícias CNN, o presidente Edôrgan – do partido de direita AKP (Justiça e desenvolvimento) – afirmou que o golpe é uma iniciativa de um pequeno número de oficiais e que será debelado. Ele conclamou seus apoiadores a ocupar as ruas em defesa da democracia.

Os militares golpistas enviaram uma declaração que foi lida em rede nacional onde afirmam que tomaram o poder pela restauração da ordem no país e declaram a vigência de lei marcial  em todo território nacional.

Os partidos da oposição democrática, HDP (Democrático dos Povos) e CHP (Republicano) repudiaram o golpe e afirmaram sua posição de resistência em defesa dos direitos democráticos.

O partido de extrema-direita MHP, terceira força política no país nas últimas eleições,  ainda não se pronunciou e pode ter seus líderes entre os incentivadores do golpe.

Ainda não há notícias exatas sobre a quantidade de presos pelos militares golpistas.

Da Redação

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes