UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Estudantes exigem transporte no Sertão Pernambucano

Leia também

No último dia 14 de março, dezenas de estudantes universitários do município de Lagoa Grande, no sertão pernambucano, fizeram mais uma manifestação reivindicando a volta do transporte estudantil, nos três turnos, e a consequente melhoria da frota. Nessa ocasião, marcharam pelas ruas da cidade até a Câmara Municipal, onde participaram da sessão colocando suas reivindicações.

O prefeito Vilmar Cappellaro (PMDB), retirou o transporte escolar assim que assumiu a gestão neste ano. Após sucessivas negociações, alguns ônibus foram voltando em poucos horários, mas muitos estudantes ainda não foram contemplados. Os ônibus levam os estudantes até Petrolina, onde está a Universidade Federal do Vale do São Francisco(UNIVASF), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano(IFPE), a Universidade de Pernambuco(UPE), a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina(FACAPE), e outras faculdades privadas.

O município de Lagoa Grande, tem uma população de aproximadamente 24 mil habitantes e faz parte da região administrativa integrada de desenvolvimento do polo Petrolina e Juazeiro-BA, fica a uma distância de aproximadamente 52 Km da cidade de Petrolina-PE. A cidade é conhecida como capital da uva e do vinho do Nordeste’, produzindo em média 8 milhões de litros de vinhos, espumantes por ano. Mas o município só tem uma escola pública do ensino médio, forçando os estudantes a irem para as escolas de cidades maiores como Petrolina.

Outras ações como essa virão, até que todos e todas estudantes possam usufruir do seu direito ao transporte público e concluir seu curso.

Flávio Borges (Estudante do Curso de Medicina Veterinária da UNIVASF e morador de Lagoa Grande-PE).

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos