UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

domingo, 23 de fevereiro de 2025

Político mexicano abre processo para que EUA devolvam territórios que pertenciam ao México

Leia também

Rafael Freire
Jornalista

825c4142a76fd427e54d43931a1251c2_XLO fundador do Partido da Revolução Democrática (PRD) e três vezes candidato à presidência do México, Cuauhtémoc Cárdenas, apresentou nesta quinta-feira (09) uma demanda para que o seu país recupere os territórios tomados pelos Estados Unidos em 1848.

Segundo o advogado Guillermo Hamdan Castro, co-autor da demanda, o presidente mexicano Enrique Peña Nieto precisa apoiar tal proposta para que o caso seja levado à Corte Internacional de Justiça.

Para os autores do projeto, existem motivos suficientes para anular o Tratado Guadalupe Hidalgo, que transferiu praticamente metade do território mexicano aos EUA. Um deles foi a invasão de tropas estadunidenses ao território vizinho, o que teria levado o México a se render às pressões de Washington.

“Você tem sua casa invadida por alguém. Esse alguém chega armado à sua casa. Já instalado nela, te exige que assine um documento para fazê-lo dono da tua propriedade. Alguém realmente acredita que esse acordo tem validez, tem legitimidade? Ninguém. Foi isso que ocorreu com nosso país e o vizinho em 1848”, declarou Hamdan, citado pelo diário mexicano Proceso.

Caso a demanda seja acatada, os EUA teriam que devolver ao México o que atualmente são os estados de Arizona, Califórnia, Nevada, Novo México e Utah, além de partes dos estados de Colorado, Kansas, Oklahoma e Wyoming.

Se não for acatada, ao menos exigem que o vizinho do norte pague uma indenização equivalente em ouro ou pesos a 168 anos de utilização dos territórios.

Cárdenas (filho de Lázaro Cárdenas, presidente nacionalista do México entre 1934 e 1940) e Hamdan anunciaram também uma marcha popular até a residência oficial de Peña Nieto para pressioná-lo a aderir à demanda.

Extraído do Diário Liberdade

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos