UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 23 de abril de 2024

Político mexicano abre processo para que EUA devolvam territórios que pertenciam ao México

825c4142a76fd427e54d43931a1251c2_XLO fundador do Partido da Revolução Democrática (PRD) e três vezes candidato à presidência do México, Cuauhtémoc Cárdenas, apresentou nesta quinta-feira (09) uma demanda para que o seu país recupere os territórios tomados pelos Estados Unidos em 1848.

Segundo o advogado Guillermo Hamdan Castro, co-autor da demanda, o presidente mexicano Enrique Peña Nieto precisa apoiar tal proposta para que o caso seja levado à Corte Internacional de Justiça.

Para os autores do projeto, existem motivos suficientes para anular o Tratado Guadalupe Hidalgo, que transferiu praticamente metade do território mexicano aos EUA. Um deles foi a invasão de tropas estadunidenses ao território vizinho, o que teria levado o México a se render às pressões de Washington.

“Você tem sua casa invadida por alguém. Esse alguém chega armado à sua casa. Já instalado nela, te exige que assine um documento para fazê-lo dono da tua propriedade. Alguém realmente acredita que esse acordo tem validez, tem legitimidade? Ninguém. Foi isso que ocorreu com nosso país e o vizinho em 1848”, declarou Hamdan, citado pelo diário mexicano Proceso.

Caso a demanda seja acatada, os EUA teriam que devolver ao México o que atualmente são os estados de Arizona, Califórnia, Nevada, Novo México e Utah, além de partes dos estados de Colorado, Kansas, Oklahoma e Wyoming.

Se não for acatada, ao menos exigem que o vizinho do norte pague uma indenização equivalente em ouro ou pesos a 168 anos de utilização dos territórios.

Cárdenas (filho de Lázaro Cárdenas, presidente nacionalista do México entre 1934 e 1940) e Hamdan anunciaram também uma marcha popular até a residência oficial de Peña Nieto para pressioná-lo a aderir à demanda.

Extraído do Diário Liberdade

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes