Diversos estudantes comemoraram os 15 anos de luta da União dos Estudantes Secundaristas da Região Metropolitana de Fortaleza – UESM.
Redação Ceará
CEARÁ – Mais de 100 estudantes secundaristas lotaram o plenário da Câmara Municipal de Fortaleza na última quarta-feira, 28, para homenagear os 15 anos de luta da União dos Estudantes Secundaristas da Região Metropolitana de Fortaleza – UESM.
A sessão solene de iniciativa da vereadora Larissa Gaspar (PT) teve na mesa de abertura representante do sindicato dos professores APEOC e do mandato do deputado estadual Elmano de Freitas (PT), além do presidente da entidade Canaã Gilmar.
O evento contou com a apresentação de um vídeo com fotos contendo desde o I Congresso da entidade, as manifestações de rua em defesa da educação pública e passe livre, eventos esportivos, projetos de teatro e música, seminários, e ocupações de escolas. Em seguida foi lido um cordel pela diretora da UESM Luciana Roberto, retratando a luta contra o feminicídio e a importância das mulheres se organizarem na luta feminista.
“Desde 2004 a UESM é referência de entidade combativa e representativa dos estudantes de Fortaleza e Região Metropolitana. Por isso é muito gratificante pra mim fazer parte dessa entidade que formou e forma vários jovens lutadores e lutadoras. São 15 anos de luta e combatividade, e essa história tem que continuar, para que tenhamos uma educação libertadora e que o nosso povo tenha acesso a ela”, disse Canaã Gilmar.
Ao final, foram homenageados(as) jovens mortos(as) e desaparecidos(as) que combateram contra a ditadura militar fascista em nosso país e deram suas vidas por democracia.