UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 19 de abril de 2025

Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Passo Fundo organiza 1ª Semana da Saúde

Leia também

Rafael Freire
Jornalista

A atividade foi construída em parceria com os estudantes da universidade.

Redação Porto Alegre


Foto: Jornal A Verdade

PORTO ALEGRE – De 07 a 11 de outubro, o Diretório Central de Estudantes da Universidade de Passo Fundo (RS), promoveu no Campus I a 1ª Semana da Saúde da Universidade de Passo Fundo. A atividade foi construída em parceria com estudantes da área abordando temas que muitas vezes são vistos como secundários nos currículos como é o caso da saúde da população LGBT.

Além de oficinas sobre humanização do parto, pesquisa acadêmica e oratória, a Semana da Saúde promoveu uma trilha pelo Campus I, mostrando a relação entre natureza, saúde mental e física. A programação ainda contou com mesas sobre saúde da mulher e da população LGBT, desmonte do SUS, distúrbios alimentares e padrões estéticos, saneamento básico e saúde mental na universidade.

Os debates contaram com a presença de convidados da área da saúde e também de movimentos sociais, como é o caso de Luciano Schafer do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), que esteve no debate de “Privatização e o Direito ao Saneamento Básico”. Outra convidada da Semana foi a nutricionista Priscila Voigt, presidenta estadual da Unidade Popular pelo Socialismo (UP) e militante do Movimento de Mulheres Olga Benario, que esteve na mesa sobre distúrbios alimentares e padrões estéticos. Além disso, os militantes do Movimento Correnteza realizaram uma brigada do Jornal A Verdade.

Outra atividade que marcou a 1ª Semana da Saúde, foi o lançamento da campanha do DCE UPF “+DIDÁTICA –PRESSÃO: Por uma política de Saúde Mental na Universidade”, realizada durante a mesa sobre o tema, no dia 11. Durante o lançamento, foi lido um manifesto, que deve ser entregue à Reitoria, expondo a situação dos estudantes na graduação, dados sobre a saúde mental e exigindo a ampliação do atendimento do Serviço de Atendimento ao Estudante. Hoje o DCE oferece acompanhamento psicológico aos estudantes através de duas psicólogas da entidade, mesmo número oferecido pela Universidade, o que ocasiona uma fila de espera que pode levar meses.

Tudo isso demonstra a importância de construir uma entidade que esteja sempre presente no dia a dia dos e das estudantes, ouvindo as demandas e construindo diariamente uma universidade melhor.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos