Jady Oliveira e Gabriela Torres, São Paulo
Fotos: Jorge Ferreira / Jornal A Verdade
JUVENTUDE – Reunidos em São Bernardo do Campo, os estudantes da rede pública de ensino da região do ABC Paulista realizaram o 3° Congresso da Associação Regional dos Estudantes do ABC.
O evento contou com o debate sobre o contexto político do país, a situação das escolas, a precarização do ensino técnico, o ataque ao direito do passe livre para vestibulandos, dentre outras pautas, de extrema importância e presentes na vida dos estudantes, como o enfrentamento ao racismo, à LGBTfobia nas salas de aula e ao assédio contra as alunas. Debates esses que contaram com a participação de uma mesa composta por representantes da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (FENET), da Unidade Popular Pelo Socialismo (UP), do Movimento de Mulheres Olga Benario e da União da Juventude Rebelião (UJR), além das falas dos estudantes presentes.
O Congresso, além dos debates políticos, elegeu a nova diretoria da entidade, cuja missão é organizar as lutas secundaristas do próximo período e cujo ânimo foi expresso nas falas dos estudantes e em suas palavras de ordem, deixando claro que o caminho é a luta e que a ARES surge de fato como instrumento para se organizar e vencer o autoritarismo nas escolas e o fascismo do governo estadual e federal.
Foi proposta ainda uma resolução que denuncia o fascismo e os ataques aos direitos dos estudantes e trabalhadores pelo governo Jair Bolsonaro e assume a responsabilidade de lutar contra os retrocessos e pelos direitos da região do ABC.
Veja a cobertura do Congresso na íntegra através do Flickr do Jornal A Verdade.