Redação Rio de Janeiro
Jornal A Verdade
RIO DE JANEIRO – Diante do descaso governamental e da extrema necessidade sofrida pelos estudantes secundaristas mais pobres, a Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro (Aerj) organizou uma campanha de solidariedade em parceria com vários grêmios e estudantes. Batizada de “Merenda Solidária”, a primeira fase da campanha ajudou 150 famílias e entregou três toneladas de mantimentos.
“Nos sentimos no dever de ajudar esses estudantes e suas famílias, uma vez que os governantes não olham por eles”, explicou Luiz Otávio Burity, diretor da Aerj e um dos organizadores da campanha.
Em todo o Estado do Rio de Janeiro, 87,6% dos estudantes secundaristas não receberam nenhum auxílio alimentício do Governo desde o início da quarentena. A campanha da Aerj também distribuiu materiais de limpeza e máscaras para as famílias. “Tem sido muito gratificante ver a gratidão no olhar de cada estudante e o alívio na fisionomia de cada trabalhador”, relata Gabriel Puga, também da Aerj.
Ruan Vidal, presidente da entidade, explica que a arrecadação da campanha foi feita pelas redes sociais e que vários estudantes se voluntariaram para ajudar nas entregas. “O sucesso dessa primeira fase da campanha comprova a máxima de que ‘só o povo salva o povo’. Agora, na segunda fase, esperamos atingir mais famílias de estudantes carentes e que esse exemplo de solidariedade se espalhe por todo o país”.