UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

UP e PSOL definem coligação em Passo Fundo/RS

Leia também

Por Thainá Battesini Teixeira*

Passo Fundo pra Gente. Foto: Thainá Battesini Teixeira

O Diretório Municipal da Unidade Popular pelo Solcialismo em Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul, decidiu lançar a pré-candidatura de Milena Moretto como vice-prefeita na coligação “Passo Fundo pra Gente” com o PSOL. Militante do Movimento de Mulheres Olga Benario e do Movimento Correnteza Milena representa uma candidatura jovem e popular.

Com 22 anos, estuda o sindicalismo rural na cidade de Passo Fundo e é vice-presidenta da UP na cidade. Foi representante estudantil, lutou contra os cortes de investimentos no ensino superior em 2019, por educação de qualidade e pelo direito integral à educação. Foi presidente e tesoureira em duas gestões do Diretório Acadêmico América Latina Livre. No Movimento de Mulheres Olga Benario constrói cotidianamente a luta pela vida das mulheres, por acesso a creche, pelo fim do assédio e por casas de referência que atendam às mulheres vítimas de violência e que debatam e construam lutas pelo fim da violência contra a mulher, contra o machismo, pela a geração de renda e pelo Socialismo.

Passo Fundo é uma das cidades mais importantes do norte do estado do Rio Grande do Sul, com 204 mil habitantes, um pólo universitário e centro de referência em saúde para boa parte da região. Mas quem não limitar o olhar ao horizonte e mirar também para baixo, verá mais de 50 ocupações urbanas colocando Passo Fundo como um dos centros de conflitos fundiários urbanos do Estado. Grande parte dessas pessoas não tem garantia de saneamento e falta acesso para as crianças na educação infantil. A máfia do transporte e a reabertura de setores não essenciais em meio a pandemia colocou as vidas de trabalhadores e trabalhadoras em risco, comprovando a a necessidade de um governo popular, que proponha o fim dos privilégios da minoria que decide a política da cidade. É necessário apresentar um programa popular!

Para Milena “a unidade entre a UP e o PSOL surge da necessidade de apresentar um projeto popular para a cidade de Passo Fundo, que seja pautado na luta dos movimentos sociais, da juventude, das mulheres, do trabalhadores, da educação. Passo Fundo tem alternativa, vamos construir uma cidade para gente”.

*Diretório Estadual da UP

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos