UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

A Verdade presente em Seminário Internacional de Jornalismo

Leia também

INTERNACIONALISTA – O Jornal A Verdade foi representado como mídia popular e revolucionária dos trabalhadores no Seminário Internacional do Jornalismo. (Foto: Refael Freire/Jornal A Verdade)
Redação Nacional
Jornal A Verdade

RECIFE (PE) – No dia 25 de novembro, o Jornal A Verdade, representado pelo jornalista Rafael Freire, participou do Seminário Internacional “Comunicação Emergente e a Transformação Social em 2020”, promovido em plataforma virtual pela Universidade Técnica de Cotopaxi, Equador. O evento contou com uma extensa programação, entre os dias 24 e 27, e mobilizou cerca de quatrocentos participantes em cada mesa de debates, sobretudo estudantes de Jornalismo.

Juntamente com Rafael, participaram da discussão sobre comunicação alternativa as jornalistas Karla Colopaqui, integrante da redação do jornal equatoriano Opción desde sua fundação, em 2000, e atualmente residindo na França; e Natália Vinelli, que atua como pesquisadora em comunicação na Universidade de Buenos Aires, Argentina.

Os três palestrantes atuaram com muita unidade de pensamento, o que gerou nos estudantes um forte sentimento de se engajar nas lutas sociais e de trabalhar com a comunicação alternativa e popular.

Karla fez uma explanação histórica sobre a imprensa proletária, ressaltando as teses leninistas e a experiência de antigos jornais operários do Equador, chegando até a luta do jornal Opción na atualidade. Natalia apresentou o cenário argentino, de monopólio do grupo Clarín, e destacou pensadores contemporâneos da comunicação, críticos ao modelo de informação rápida, descontextualizada, surgido principalmente após o crescimento das mídias digitais.

Já Rafael apresentou ao público o Jornal A Verdade, falou sobre a luta das rádios comunitárias, sobre assessoria de imprensa em entidades sindicais, sobre o sistema de comunicação brasileiro e sobre a realidade vivida pelos jornalistas no Brasil, com o presidente Jair Bolsonaro comandando pessoalmente cerca trezentos ataques diretos à imprensa, segundo dados de setembro levantados pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos