UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Movimento Correnteza promove monitorias no curso de História da USP

 

Charge retrata a desigualdade refletida no ensino à distância. Imagem: Reproduçao

Alexandra Kaory Higa Teles, Beatriz Caroline e Bianca Caroline

O Movimento Correnteza se propôs a mapear algumas dessas dificuldades e levantar formas de intervenção que cumprissem o papel de ir ao encontro da realidade estudantil.


SÃO PAULO – No mês de julho, o Movimento Correnteza no curso de História realizou duas monitorias por meio do Google Meet para os estudantes da graduação no intuito de auxiliar principalmente os ingressantes na faculdade durante o ensino remoto, em virtude das dificuldades comunicativas que prejudicam o acompanhamento das novas dinâmicas acadêmicas; já que, a princípio,  esse modelo de ensino compromete o contato entre os próprios estudantes com os seus veteranos, professores e monitores do curso – parte importante da trajetória acadêmica e que acaba fornecendo um certo apoio em relação às demandas da graduação.

Essas dinâmicas da universidade envolvem a cobrança de densas cargas de leitura de textos, de uma variedade de mecanismos avaliativos (que muitas vezes exigem um conhecimento prévio de autores consagrados da Academia) e dos rigores da escrita acadêmica; além de haver o natural envolvimento com as dúvidas frequentes que acometem os recém-ingressos quanto aos processos mais burocráticos dentro da graduação – como a cobrança de créditos, estágios e matrícula. Nesse sentido, o Movimento Correnteza se propôs a mapear algumas dessas dificuldades e levantar formas de intervenção que cumprissem o papel de ir ao encontro da realidade estudantil.

 A primeira monitoria foi realizada no dia 2 de julho no período entre-aulas contando com a participação de 35 alunos e a exposição foi feita por um mestrando de História Social,  monitor da optativa livre Práticas de Leitura e Escrita Acadêmica (PLEA) na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). A atividade aprofundou a discussão relativa às dúvidas que os alunos possuem em relação aos modelos de textos cobrados durante a graduação, principalmente no tocante ao esclarecimento do modelo dos fichamentos; além de apresentar o PLEA – disciplina de enorme ajuda no começo da graduação que tem como objetivo desenvolver metodicamente habilidades de leitura e escrita de textos argumentativos complexos, bem como promover a autonomia crítica.

 A segunda monitoria foi realizada dia 30 de julho também contando com a participação de 32 alunos. Desta vez, considerando a demanda de estudantes que não podiam acompanhar ao vivo, a monitoria foi gravada e ficou disponível no drive. A exposição foi feita por alunos que estavam terminando a licenciatura, ou que já haviam terminado e estão exercendo a carreira docente e atuando no mercado de trabalho. Essa atividade buscou tratar das dúvidas quanto ao funcionamento da licenciatura, focando na elucidação de questões como: sua duração, os créditos que precisam ser cumpridos, as horas extra-curriculares e os estágios obrigatórios; visto que grande parte dos bacharelandos almejam licenciar-se para poder exercer a carreira docente, com o objetivo de, cumprida essa etapa de formação, atuarem enquanto historiadores também preparados para cumprir o papel educativo.

 As duas atividades funcionaram também como uma forma dos estudantes entrarem em contato com o movimento estudantil.  Nessa perspectiva, nós do Movimento Correnteza, para além de planejarmos monitorias com o intuito de auxiliar os estudantes nas principais dificuldades mapeadas no curso de História, também  utilizamos esses eventos como um convite para que os graduandos conheçam o nosso movimento, destacando a importância do movimento estudantil sobretudo na atual conjuntura.

Ainda nessa linha, o Movimento Correnteza se posiciona contra os diversos ataques do governo fascista e genocida de Jair Bolsonaro, que além de ameaçar nossas vidas por meio no atraso das vacinações e pressão para retorno presencial das aulas (sem garantias quanto às condições de cumprimento dos protocolos de segurança), ainda desfere uma série de cortes na educação e pesquisa em um projeto elitista que não aborda as questões da permanência estudantil, adoecendo também mentalmente a nossa juventude – a qual permanece sem perspectivas de obter o diploma universitário e de ser inserida no mercado de trabalho.

Intervindo no dia a dia dos estudantes da USP, o Movimento Correnteza trabalha pra apresentar para cada vez mais estudantes que as dificuldades que nos assolam durante a graduação têm tudo a ver com o projeto de destruição da educação pública promovido por Bolsonaro. Em coletivo e por meio de um movimento estudantil atuante no cotidiano, superaremos todos os obstáculos, tanto os locais como os gerais.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes