TwitterFacebook

Movimento Olga Benario realiza 1º Encontro Estadual em SC

1º Congresso Estadual do Movimento de Mulheres Olga Benário de Santa Catarina realizado na Ocupação Anita Garibaldi em Florianópolis/SC

Marina Gewehr de Araújo e Celina Limeira Centena

No dia 7 de novembro deste ano ocorreu o Primeiro Congresso do Movimento de Mulheres Olga Benário em Santa Catarina, realizado na Ocupação Anita Garibaldi, que fica localizada em Florianópolis. O evento contou com a presença de aproximadamente 20 mulheres que participam dos núcleos divididos por Florianópolis, além de companheiras da ocupação.

O congresso iniciou-se com a formação da mesa, composta pelas coordenadoras estaduais Thais Furtado, Juliana Matheus, Ingrid Marrese e Juliana Mendonça. No decorrer da tarde debatemos sobre a dura realidade das mulheres dentro da sociedade capitalista que oprime e inviabiliza a vida das mulheres de todas as formas possíveis. Para fortalecer o nosso debate, foi feita a leitura coletiva do texto “O movimento comunista e a libertação das mulheres”.

Assim, em nosso momento de discussão em grupos menores, além de compartilharem suas experiências e pensamentos, as mulheres evidenciaram a urgência de lutar contra os mecanismos de opressão que vêm sido denunciados há mais de dois séculos, fatos evidenciados pelo texto de estudo. Nas falas abertas à plenária, as participantes puderam compartilhar os debates feitos em cada grupo e destacaram a importância desses espaços coletivos. 

Outro ponto central do congresso foram as finanças do movimento, principalmente tendo em vista o Encontro Nacional do movimento, que ocorreu nos dias 19, 20 e 21 de novembro, em Belo Horizonte. As mulheres discutiram acerca da relevância de participar desse momento, que se mostra crucial para o fortalecimento do nosso movimento aqui em Santa Catarina no presente e no futuro.

Então se colocou como de extrema necessidade que fossem enviadas as 3 delegadas para esse espaço. A mesa recebeu as propostas nesse âmbito, que foram reunidas, revisadas e votadas pelas presentes.

Por fim, finalizamos esse vitorioso espaço com a eleição da nova coordenação estadual do movimento e das delegadas que representaram o estado no II Encontro Nacional, fortalecendo a luta revolucionária das mulheres em Santa Catarina.

Print Friendly, PDF & Email
classic-editor-remember:
classic-editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornais Internacionais

Páginas

Categorias

Especial

Links

Movimentos Sociais e Organizações

%d blogueiros gostam disto: