UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 16 de abril de 2024

Dia da UP em Porto Alegre/RS reúne cerca de 100 filiados e filiadas em 8 núcleos

Diretório Municipal da UP – Porto Alegre


No último sábado (29), o Diretório Municipal da Unidade Popular pelo Socialismo em Porto Alegre promoveu o “dia da UP ” na cidade, no qual os 8 núcleos existentes realizaram suas reuniões reuniões para abrir as portas do partido aos recém-filiados e demais interessados em conhecer a UP. A iniciativa surgiu após os mais de 650 novos pedidos de filiação chegarem ao estado, sendo mais de 250 só de Porto Alegre. Pela manhã, tivemos a reunião dos núcleos Centro, UFRGS, Zona Sul e Zona Norte.

O núcleo Centro se reuniu na sede estadual da UP e contou com a presença de 20 militantes, sendo 4 novos filiados. Já o núcleo UFRGS se reuniu na Associação de Pós-Graduandos da UFRGS. Na Zona Sul a reunião foi realizada na Praça Nações, no bairro Nonoai, e contou com a presença de 7 filiados. Para Vinícius Stone, presidente municipal da UP, que participou da reunião deste núcleo, o dia da UP foi “Um dia muito vitorioso, como têm sido todos os dias desde que decidimos apresentar nossa candidatura presidencial. A apresentação da UP enquanto alternativa e a enorme adesão popular destrói a ideia de que o povo não quer saber de política. A construção da UP demonstra que o povo não só quer saber de política, como quer construir o poder popular e o socialismo!”.

Estudo do Jornal A Verdade na reunião do núcleo centro da UP.
Estudo do Jornal A Verdade na reunião do núcleo centro da UP.

Enquanto isso na Zona Norte, a militância se reuniu na Casa de Referência Mulheres Mirabal e debateu sobre a importância da manutenção do trabalho feito pela Casa e as lutas da UP e contou com 10 participantes. 

Pela tarde foram realizadas as reuniões dos núcleos Extremo Norte, Extremo Sul, Zona Leste e Lomba do Pineiro. No total, foram cerca de 100 pessoas reunidas em núcleos na cidade neste sábado, além de reuniões de núcleo que ocorreram em diversas cidades do interior e da região metropolitana, como Canoas, Alvorada, Eldorado do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo e Passo Fundo. Além disso, diversos municípios realizarão suas reuniões no final de semana que vem.

Filiados da UP após a reunião do núcleo Zona Norte.
Filiados da UP após a reunião do núcleo Zona Norte.

Priscila Voigt, presidenta estadual da UP, que participou da reunião do núcleo extremo norte afirmou: “Foi um momento importante para colher os frutos da apresentação da UP na campanha eleitoral. Estamos reunindo nossos filiados em seus núcleos para organizar nossas lutas. Estou muito feliz de ver tantas pessoas se filiando e querendo construir o poder popular e o socialismo”.

Reunião do núcleo extremo norte.
Reunião do núcleo extremo norte.

A luta dos povos indígenas foi destaque no debate do núcleo da Lomba do Pinheiro, realizado na aldeia Kaingang Orë Kupri e que contou com a presença de 5 filiados. Na Zona Leste a reunião foi na Praça dos Cataventos e contou com a participação de 15 pessoas. Já no Extremo Norte, a reunião foi realizada na Praça México e teve a presença de 12 filiados. Enquanto isso no Extremo Sul, A reunião foi realizada na Restinga e debateu sobre a participação da juventude negra na política e contou com 6 participantes. Ao todo, foram cerca de 20 novas filiações na capital neste dia.

Reunião da UP na aldeia da Lomba do Pinheiro
Reunião da UP na aldeia da Lomba do Pinheiro

Carlos Vieira, que foi candidato a deputado federal pa UP destaca que “Após o primeiro turno e às vésperas do segundo, a UP fortalece sua organização de base, os núcleos, contando com uma centena de pessoas em diversas reuniões na capital, além de reuniões em várias outras cidades. Preparando o espírito da militância para a necessidade de ir além de votar 13 amanhã e, assim organizar as lutas em cada canto contra os ataques que sofremos. Além de possibilitar o partido se enraizar, as reuniões fazem um trabalho para constituir lideranças populares em todos os lugares.”

Após esse intenso dia de luta, o Diretório Municipal da UP em Porto Alegre convoca o conjunto da militância a somar forças para multiplicarmos nossas reuniões e construir um partido sólido, coeso e determinado para a derrubada do fascismo e a construção do socialismo em todo o nosso país. Venceremos!

Reunião do núcleo Zona Leste.
Reunião do núcleo Zona Leste.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes