UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 18 de maio de 2024

11 milhões de domicílios vazios e milhões de famílias sem casa

Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB)


BRASIL – Em 28 de junho, foram divulgados novos dados do Censo de 2022, registrando um crescimento de 6,5% da população em relação a 2010, passando dos 203 milhões de habitantes. Também foram divulgados dados referentes a domicílios, mostrando o grande abismo social que vivemos, pois mais de 11,4 milhões de domicílios estão vagos – neste dado não estão os de uso ocasional, aqueles que são ocupados parte do tempo, como os de veraneio, que são 6,7 milhões. Somando-se os dois, ultrapassa 18 milhões de unidades.

Enquanto isso, 6 milhões de famílias estão sem moradia ou vivem em condições de moradia precárias, segundo a pesquisa da Fundação João Pinheiro. Em outras palavras, vivemos uma realidade em que casas estão vazias sem cumprir a função social exigida pela Constituição Federal e, ao mesmo tempo, milhões de família não têm um teto para morar.

Devido a isso, foi fundado, há 24 anos, o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), movimento social nacional que luta pela reforma urbana e pelo direito humano à moradia digna. Formado por milhares de famílias sem-teto de todo o país, já conquistou milhares de casas, fruto da luta e da organização.

Queremos outro tipo de cidade, democrática e popular. Uma cidade que não seja acessível apenas para aos que têm dinheiro, mas que seja do povo: sem remoções, sem despejos, sem engarrafamentos intermináveis, sem violência. Uma cidade onde todos tenham acesso à moradia digna, emprego, alimentação, saúde, educação, transporte e cultura.

Matéria publicada na edição nº 274 do Jornal A Verdade.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes