UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 2 de dezembro de 2023

Vitória da luta das mães da UFABC

Layse Yamauti e Gabriela Alves


Mães de crianças de até 12 anos terão garantia de matrícula nas disciplinas que elas solicitarem na Universidade Federal do ABC (UFABC). No último mês de setembro, foi finalmente publicado pela Pró-Reitoria de Graduação um formulário para que as mães se cadastrem e possam garantir as disciplinas a partir da próxima matrícula.

Desde 2017, o Coletivo de Mães e Pais da UFABC, juntamente com diversas entidades e movimentos, luta pela garantia da permanência das mães na universidade. Já foram conquistados a instalação de trocadores nos banheiros; cadeirões nos restaurantes universitários; aumento no valor do auxílio-creche; abertura do Espaço Marielle Franco, em São Bernardo do Campo, para acolher crianças acompanhadas de um responsável no campus.

O Coletivo também protagonizou um grupo de trabalho que criou a política institucional para a inclusão de mães, pais e crianças na UFABC – nessa política, uma das reinvindicações era a garantia de vaga das mães no mesmo horário em que a criança estivesse na creche/escola.

Em 2022, foi aprovada no Conselho Universitário a Política de Diversidade Sexual e de Gênero, que garantiu às mães prioridade na matrícula em qualquer disciplina, para que pudessem organizar sua rotina de cuidados com suas crianças e sua rotina universitária.

Essas são conquistas da luta de muitos anos, que, com certeza, vão colaborar na permanência das mães na UFABC.

Matéria publicada na edição nº 280 do Jornal A Verdade.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes