UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 18 de maio de 2024

Fenet: 13 de março é Dia de Luta em Defesa da Permanência Estudantil

Adriane Nunes | Diretora da FENET


No próximo dia 13 de março, a Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet) realizará um ato nacional com os estudantes dos Institutos Federais, Cefets e Escolas Técnicas, ocupando as ruas, direções dos campi e Reitorias para exigir aumento imediato no orçamento das instituições para a assistência estudantil.

No retorno às aulas em todo o Brasil, os grêmios estudantis filiados à Fenet iniciaram suas mobilizações na preparação para essa data. “O ano de 2024 se iniciou com os estudantes sem bandejão. Por isso, chamamos uma Assembleia Geral, em conjunto com o DCE do IFSP, para tirarmos uma agenda de lutas no 13 de março”, explica Júlia Cristina, presidenta do Grêmio do IFSP, Campus São Paulo, e diretora da Fenet.

Segundo João Victor Machado, coordenador-geral da Fenet, “esta data marcará um momento em que os estudantes reafirmam que a assistência estudantil deve ser prioridade, ainda mais num país onde 116 milhões de brasileiros vivem em insegurança alimentar. Os estudantes em ensino técnico também são filhas e filhos desses milhões de brasileiros”.

No Nordeste, a Fenet também está construindo uma importe agenda de lutas para o Dia Nacional em Defesa da Assistência Estudantil. Para Gustavo Freire, presidente do Grêmio do IFAL, Campus Maceió, e diretor da Fenet, “a realidade dos estudantes da rede ainda é de insegurança alimentar. Por isso, a Fenet e o Sintietfal (sindicato dos servidores) estão fazendo uma rodada de visitas nos campi para denunciar esse cenário e convocar os estudantes para estarem presentes na luta no 13 de março”.

A bandeira central para o movimento estudantil do ensino técnico brasileiro para o ano de 2024 é a luta pela permanência estudantil. A Fenet convoca todos os grêmios estudantis e os estudantes a se somarem no Dia Nacional de Luta em Defesa da Permanência Estudantil e a fazerem grandes atos no dia 13 de março em todo o país.

Matéria publicada na edição nº 287 do Jornal A Verdade

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes