Iany Morais | Caruaru (PE)
O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Caruaru (Sintracon) é referência por defender firmemente os direitos e interesses da categoria que representa, bem como do conjunto da classe trabalhadora caruaruense. No dia 14 de março, aconteceu a eleição para a nova diretoria e o resultado confirmou a importância do trabalho desta entidade: a Chapa Luta de Classes foi reeleita com 96% dos votos.
O fato de o processo eleitoral ter sido com chapa única não interferiu na dedicação dos companheiros e companheiras do MLC. Pelo contrário. Eles construíram uma grande campanha, visitando todos os canteiros de obra do município, entregando o jornal da entidade, recolhendo assinaturas para o abaixo-assinado pela revogação das reformas trabalhista e previdenciária, e convocando a categoria para fortalecer o seu sindicato. Ao total, foram registrados 1.350 votos, sendo 45 brancos, 9 nulos e 1.296 votos para a Chapa 1. Uma grande representatividade!
Foi com o MLC à frente desse sindicato que os operários conseguiram importantes conquistas, como café da manhã regional e almoço gratuitos nos canteiros de obra, expediente nos sábados e feriados somente com o acordo coletivo com os trabalhadores e o aval do sindicato, pagamento de 100% das horas-extras trabalhadas, atendimento jurídico diário, atendimento clínico e odontológico semanal, construção do clube de campo do sindicato.
Para José Henrique Ramos, da Coordenação Nacional do MLC e presidente reeleito do Sintracon, o expressivo resultado é o “reconhecimento do trabalho coletivo encabeçado pelo MLC e de um partido comprometido com a libertação dos trabalhadores”. Ele ainda destacou o papel da entidade na politização da categoria, afirmando que “o sindicato é uma faculdade para os operários, que aprendem como acabar com a exploração e as desigualdades. Estudando e se formando, principalmente levando o jornal A Verdade para os canteiros de obra, vamos mostrando a importância da gente se organizar”.
Matéria publicada na edição nº 288 do Jornal A Verdade