Na manhã deste sábado (27), foi realizada a convenção da Unidade Popular em João Pessoa, onde foram aprovadas as indicações do partido para a disputa eleitoral na capital paraibana.
Redação PB
Na manhã deste sábado (27), foi realizada, no auditório do Sindicato dos Correios, a convenção da Unidade Popular (UP) em João Pessoa, onde foram aprovadas as indicações do partido para a disputa eleitoral na capital paraibana. O espaço contou também com um importante debate sobre conjuntura e as lutas sociais na cidade.
A Unidade Popular apresentará as candidaturas à Câmara Municipal e à prefeitura de João Pessoa. Os candidatos à vereança serão Clodoaldo Gomes, servidor da UFPB, diretor da FASUBRA e do SINTESPB; João Félix, vice-presidente do combativo Sindlimp-PB (Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana); Manu Correia, ativista da luta ambiental e por moradia; João Batista, liderança do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), das ocupações urbanas e da luta pela reforma urbana; e a presidenta estadual da Unidade Popular na Paraíba, Rosilene Santana, pedagoga e militante Movimento de Mulheres Olga Benário e do movimento negro.
Já para a disputa da prefeitura de João Pessoa, a UP apresentará a candidatura de Yuri Ezequiel, em oposição a candidatura a reeleição de Cícero Lucena (PP). Yuri é advogado, ex-membro da Coordenação Nacional da União da Juventude Rebelião (UJR) e figura sempre presente na luta popular da cidade. O mais jovem candidato à prefeitura enfrentará ainda as candidaturas do ex-ministro da Saúde de Bolsonaro, Marcelo Queiroga (PL), do deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) e do ex-prefeito Luciano Cartaxo (PT).
Em seu discurso, Yuri enfatizou que a organização popular a partir dos movimentos sociais será a tônica da construção de sua candidatura, com a apresentação de um programa de esquerda para a cidade de João Pessoa, destacando propostas como a criação de uma empresa pública de transporte, na defesa da moradia popular e contra os interesses da especulação imobiliária.
“São grandes os desafios que nós temos a cumprir. Só um trabalho coletivo e profundo para encarar a necessidade de mudar a realidade de João Pessoa, nos permitirá construir uma cidade para a classe trabalhadora”, afirmou Yuri Ezequiel com o apoio de filiados e apoiadores da UP que aprovaram por unanimidade o lançamento de sua candidatura.