A Frente Popular em Defesa do SUS Cabo Frio (FPDSUS-CF) promoveu um evento para reforçar o papel da sociedade na construção do SUS. População organizou frente para enfrentar o desmonte da saúde pública na cidade.
Maíra Navarro | Cabo Frio – RJ
LUTA POPULAR – No dia 07 de novembro, o auditório da UVA em Cabo Frio sediou o I Simpósio Construção do SUS: participação popular e o papel dos movimentos sociais, organizado pela Frente Popular em Defesa do SUS (FPDSUS-CF). O evento visou divulgar a FPDSUS-CF para a comunidade acadêmica e despertar nos futuros profissionais da saúde a importância da organização política no enfrentamento dos problemas relacionados à saúde pública. E, assim, apresentar a FPDSUS-CF como uma alternativa para enfrentar esses problemas na cidade de Cabo Frio.
O evento contou com a participação de 100 pessoas, principalmente estudantes de enfermagem e membros da comunidade local e quatro palestrantes de grande relevância local: Rafael Figueira (Militante da UP e Coordenador do Movimento Negro Perifa Zumbi), Marina Costa (Médica de Família e Coordenadora da FPDSUS-CF), Pétala Corman (Coordenadora da Ocupação Inês Etienne Romeu e do Movimento de Mulheres Olga Benário) e Leila Tomazinho (Enfermeira e professora universitária). Além disso, Luana Lisboa, enfermeira e agente comunitária de saúde no município de Armação dos Búzios, contribuiu na mesa redonda, destacando o papel dos agentes comunitários no acesso à população e sua contribuição para a construção do SUS.
Frente Popular em Defesa do SUS Cabo Frio/RJ é espaço de luta
A classe trabalhadora de Cabo Frio, no litoral do Rio de Janeiro, sofre há anos com o descaso na saúde pública. Em 2024,por exemplo, centenas de profissionais da saúde foram demitidos por motivos políticos, enquanto os que permaneceram na SEMUSA trabalham sem respaldo jurídico devido à falta de contratos. Além disso, a escassez de insumos e medicamentos, juntamente com problemas estruturais nas unidades de saúde, dificultam o trabalho dos profissionais e comprometem a assistência aos pacientes.
Diante da falta de representação sindical efetiva, profissionais da saúde e usuários do SUS em Cabo Frio criaram a FPDSUS-CF. Essa organização social visa organizar os trabalhadores e os usuários do SUS para monitorar e questionar a gestão municipal da saúde. Além disso, incentivar a participação popular e tomada de decisão na gestão do SUS. Estruturas como a FPDSUS-CF são fundamentais para fortalecer a luta coletiva e oferecer apoio aos trabalhadores do setor.