UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

UP lança Frente Negra Revolucionária (FNR)

Leia também

No dia 1º de fevereiro, o auditório do Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco, em Recife, ficou lotado e cheio de energia combativa para o lançamento nacional da Frente Negra Revolucionária (FNR), uma iniciativa da Unidade Popular (UP)

Clóvis Maia | Recife (PE)


Com dezenas de entidades e bancadas de todo o país, o auditório do Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco, em Recife, ficou lotado e cheio de energia combativa para o lançamento nacional da Frente Negra Revolucionária (FNR), uma iniciativa do partido Unidade Popular (UP). O ato aconteceu no dia 1º de fevereiro, em meio às atividades da Bienal de Cultura e Arte da UNE.

O ato da FNR se iniciou com uma apresentação do Afoxé Alafin Oyó, que trouxe toda a ancestralidade e força da cultura afro-brasileira. Em seguida, foi composta a mesa do lançamento, que contou com a participação do MLB, MLC, Movimento de Mulheres Olga Benario, UJR e da UNE. Um momento de muita emoção foi a fala de Vera Barone, militante histórica do movimento negro em Pernambuco desde os anos 1960, que foi homenageada na ocasião e saudou a disposição da militância da UP em criar a FNR.

Edival Nunes Cajá, falando em nome do Comitê Central do Partido Comunista Revolucionário (PCR), resgatou a história do patrono da FNR, Manoel Aleixo, contextualizando o quanto a luta do povo negro brasileiro por justiça e liberdade é uma luta revolucionária. Em seguida, Samara Martins, vice-presidenta da Unidade Popular, representou o Diretório Nacional e fez uma exposição dos motivos que levaram à criação dessa nova frente e dos próximos desafios que se colocam diante de uma conjuntura que apresenta o fascismo como o principal inimigo do povo preto da periferia.

“Nós fizemos um evento extremamente histórico e necessário para uma luta antirracista classista no país, com a necessidade de discutir gênero, raça e classe como determinantes para a luta por libertação dos povos. A Frente Negra Revolucionária vai contribuir muito para avançarmos mais rapidamente para a destruição desse sistema racista, patriarcal, homofóbico, etc., baseado em tantas opressões para nos explorar. Daqui a um tempo, vamos conseguir perceber a grandiosidade que foi esse momento, apesar de a gente já ter sentido a energia, a combatividade e estarmos extremamente felizes de os debates que a gente fez com os movimentos que constroem a Unidade Popular, os debates nos coletivos e nos Diretórios, terem culminado com o lançamento da nossa frente. Então é só alegria. E as nossas lágrimas são, na verdade, juramentos de combate. As lágrimas que a gente chora pelo racismo, pelos nossos que caem, são juramentos de combate e é assim que a gente vai seguir na FNR”, destacou Samara.

Manoel Aleixo

A escolha do patrono da FNR não foi por acaso. Manoel Aleixo da Silva, conhecido como Ventania, foi escolhido em nosso encontro nacional, ocorrido em novembro de 2023, em Salvador (BA), justamente por representar os ideais dessa frente e suas bandeiras de luta. Nascido em junho de 1931, em São Lourenço da Mata (PE), o camponês filho de ex-escravizados formou sua consciência e revolta ouvindo as histórias de nomes como Lampião e Zumbi dos Palmares. Apesar de não ter tido acesso aos estudos formais, Aleixo incorporou a cultura popular, usando o coco-de-roda e a embolada para politizar os trabalhadores rurais em Pernambuco, onde ele passou a atuar nas Ligas Camponesas e nos sindicatos rurais. Nas fileiras do PCR, conduziu uma forte militância orgânica, sendo perseguido e assassinado sob torturas em agosto de 1973, após ser sequestrado em sua residência, em Joaquim Nabuco. O nome de Manoel Aleixo não só continua a luta por memória, verdade e justiça, bem como demonstra que a luta por reparação histórica para a população negra perpassa por vários períodos de nossa história, desde a invasão europeia e a escravidão, que ainda não foi superada.

Matéria publicada na edição impressa nº 307 do jornal A Verdade

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos