A Ocupação Mulheres Mirabal, organizada pelo Movimento Olga Benario em Porto Alegre desde 2016, a segunda Ocupação de Mulheres do Brasil, conquistou uma sede para continuar atuando contra a violência e lutando pela vida das mulheres
MULHERES – Após uma longa jornada de 8 anos, de já ter resistido a reintegrações de posse e as enchentes em Porto Alegre, a Ocupação Casa de Referência Mulheres Mirabal conquistou com muita luta uma sede no centro da cidade. Trata-se de um andar em um prédio, cedido pela União pelo prazo de 20 anos.
O projeto para reformas do local deve iniciar em breve com o objetivo de continuar as atividades já organizadas pela Ocupação: atendimentos de acolhimento para vítimas de violência além de cursos, palestras, encontros e atividades culturais.
Uma conquista das mulheres
A conquista deste espaço representa a força das mulheres que compõem o Movimento de Mulheres Olga Benario. Desde 2016, nosso Movimento organiza ocupações de mulheres, criando espaços voltados ao atendimento e à formação política de mulheres. E ainda, através das ocupações, nosso Movimento pauta, perante o Estado capitalista e a sociedade, a importância que as políticas públicas voltadas para as mulheres é de suma importância para todas nós.
Sob governos fascistas, vimos o desmonte de redes de combate à violência e a estagnação da construção de equipamentos criados através da Lei Maria da Penha, como as Casas da Mulher Brasileira, as delegacias especializadas e delegacias 24h, para darmos alguns exemplos.
A participação do nosso movimento social para o avanço das pautas das mulheres trabalhadoras é símbolo de um país que vive uma pandemia de feminicídios, assédios e abusos e que necessariamente precisa das mulheres organizadas para alcançar um novo e melhor patamar de qualidade de vida das mulheres.
A conquista de um local para a Mirabal é um passo para esse avanço tão necessário, mas não podemos esquecer que nossa luta precisa crescer. Esses espaços só serão revolucionários se utilizados por milhares de mulheres do nosso povo seja em reuniões de núcleos, cursos emancipatórios ou atendimentos fora de uma perspectiva assistencialista.
Seguimos em luta! Por todas aquelas que foram por todas que virão!
Viva a luta das mulheres!
Viva o Movimento de Mulheres Olga Benario!