O prefeito Dr. Serginho (PL), que tenta despejar a Ocupação Inês Etienne Romeu do Movimento de Mulheres Olga Benario em Cabo Frio (RJ), se tornou alvo de um mandado de busca e apreensão da Polícia Federal nesta quarta-feira (16/4)
Chantal Campello | Cabo Frio (RJ)
Na manhã desta quarta-feira (16/4), a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Teatro Invisível, que investiga um esquema bilionário de desvio de recursos públicos no Rio de Janeiro. Entre os alvos está o prefeito de Cabo Frio (RJ), Dr. Serginho (PL), já conhecido por sua gestão marcada por autoritarismo, corrupção e ódio ao povo pobre.
A operação revelou a movimentação suspeita de mais de R$ 3,5 bilhões em contratos irregulares e superfaturados, envolvendo empresas de fachada ligadas ao poder público. Com o dinheiro, entre outras ilegalidades, atores foram contratados para favorecer candidatos da direita e espalhar desinformação entre o eleitorado. O próprio Dr. Serginho, além de outros prefeitos e um deputado estadual fluminense, esteve entre os beneficiados do esquema.
No ano passado, Dr. Serginho se elegeu prometendo inovação, eficiência e transparência aos cabofrienses. Em sua campanha, o prefeito destacou como prioridades a organização da saúde, educação e programas sociais. No entanto, a revelação de seu envolvimento em esquemas de corrupção e as medidas adotadas nos primeiros cem dias de governo demonstram as verdadeiras intenções de sua gestão.
Uma prefeitura, além de corrupta, autoritária
O escândalo de desvio de recursos públicos que envolve o prefeito não é um caso isolado. Se localiza no contexto do projeto de cidade representado por Dr. Serginho e suas medidas, que promovem um governo para os ricos em sua essência, que ataca os direitos da classe trabalhadora, das mulheres, da juventude e do povo preto. Isso se revela através das demissões em massa entre os trabalhadores da saúde, da ausência de professores nas escolas e da destruição de diversos programas sociais, a exemplo da Moeda Itajuru.
Outro recente exemplo é o ataque à Ocupação de Mulheres Inês Etienne Romeu, espaço construído pelo Movimento de Mulheres Olga Benario para acolher vítimas de violência em uma cidade onde mais de 80% dos casos de agressão contra mulheres ficam impunes. Como noticiou recentemente o jornal A Verdade, Dr. Serginho tenta despejar a ocupação, numa ofensiva cruel contra a luta pela vida da mulheres da cidade.
Nas últimas semanas, o prefeito ainda esteve por trás da transferência forçada de pessoas em situação de rua de Cabo Frio para o município de Linhares (ES), com uma falsa promessa de emprego. Os movimentos sociais denunciaram a ação como uma política de higienização social, fascista e desumana, que trata vidas como descartáveis.
“Essas ações mostram que não estamos diante de meras falhas administrativas, estamos diante de um projeto político reacionário, que governa com ódio aos pobres e aos movimentos populares. Um projeto que precisa ser enfrentado com organização, coragem e luta coletiva”, afirma Alice Rezende, estudante do IFF e coordenadora da Ocupação Inês Etienne Romeu.