É tarefa primordial apresentar e falar do socialismo para a população, com a sua verdadeira face e reivindicações. E isso só será alcançado através da venda em grande quantidade do JAV, que gera conexão com nossa classe e desenvolve consciência política da verdadeira realidade do povo.
Laura Ingrid | Brasília (DF)
CARTA – É dever primordial e indispensável de todo militante o trabalho de divulgação e propaganda, esse trabalho é herança da práxis, a união dialética entre teoria e prática. E a melhor forma de materialização é com a venda do jornal A Verdade (JAV) .
“O social democrata [1], se for a favor, não apenas em palavras, da política de desenvolvimento integral da consciência do proletariado, deve ‘passar por todas as classes da população’. Como teóricos, como propagandistas, como agitadores e como organizadores, devemos ‘estar entre todas as classes da população’”. Lênin em Que fazer?.
A venda do JAV faz com que todo o trabalho feito pelo partido seja exposto para a população, uma grande oportunidade de mostrar quem é a Unidade Popular e como ela e seus movimentos irmãos atuam no Brasil e no mundo. Imóveis ocupados para criação de casas de referências do movimento de Mulheres Olga Benario, Natal sem fome do Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas – MLB, responsável por arrecadar milhares de cestas básicas, os movimentos grevistas do Movimento Luta de Classes – MLC e o movimento estudantil nas escolas e universidades, com o Rebele-se e o Correnteza. Essas atuações devem sempre ser publicizadas para a população, de modo que possam enxergar a atuação social do partido e diferenciar a mídia popular e revolucionária das mentiras que a mídia capitalista promove para difamar a todo tempo o socialismo.
A burguesia utiliza de todas as oportunidades e instrumentos para impedir o desenvolvimento do socialismo com o movimento operário, e para destruir esse impulso, usa todas as modalidades para reprimir a verdade da população. Inclusive, aplicações de golpes, guerras, ditaduras e até dissolução de parlamentos que ela própria colocou no poder.
Além disso, o JAV possui uma enorme importância para o estudo dos militantes, não um estudo acadêmico, engendrado e afunilado, mas um estudo de qualidade, revolucionário e de fácil acesso. O jornal é responsável por conectar a nossa linha política com o nosso cotidiano e ligar o pensamento dos militantes a um só ideal necessário para a nossa luta, o qual nos permite dar voz aos nossos pensamentos e ser guia no meio de todos os conflitos ideológicos.
“A missão do jornal não se limita, sem embargo, a difundir ideias, a educar politicamente e a conquistar aliados políticos. O jornal não é só um propagandista coletivo e um agitador coletivo, senão também um organizador coletivo.” Por onde começar? Lenin.
O trabalho de venda do JAV pode parecer árduo e causar desconforto nos militantes mais tímidos. Essas dificuldades são vencidas no cotidiano, quanto mais estamos na rua em contato com as massas, mais desenvolvemos a habilidade de falar com o povo. Nem todas as tarefas do partido iremos fazer com brilhos nos olhos e desejo esplendoroso, mas temos que refletir a importância do nosso trabalho ser construído de modo diário, sistemático e contínuo. Para isso, é necessário encarar todas as tarefas que o partido decide em coletivo para construir o melhor para o todo.
É muito comum o relato de ao termos símbolos comunistas de modo mais expressivo nas capas do JAV, as vendas diminuem ou ficamos apreensivos e com anseio de retaliação. Entretanto, exatamente nesses editoriais, devemos agir com mais garra e determinação, devemos traçar diálogos com a população e expor ainda mais alto as nossas reivindicações e linha política.
Só conquistaremos um Brasil e um mundo verdadeiramente popular com a revolução feita pela massa trabalhadora. É tarefa primordial apresentar e falar do socialismo para a população, com a sua verdadeira face e reivindicações. E isso só será alcançado através da venda em grande quantidade do JAV, que gera conexão com nossa classe e desenvolve consciência política da verdadeira realidade do povo.
UM JORNAL FEITO PELO E PARA O POVO, JORNAL A VERDADE.
NOTA:
[1] Quando Lenin se refere a “social-democrata” fala na realidade dos comunistas russos que até 1917 utilizavam esta denominação.