Neste mês, uma federação entre dois partidos oligárquicos da direita deu início a uma tentativa de usurpar a sigla da Unidade Popular, cada vez mais respeitada pelo povo. Leia a nota da Executiva Nacional da UP denunciando o caso
Executiva Nacional da UP
A história do Brasil é repleta de exemplos de ações de uma elite conservadora, composta por latifundiários, banqueiros e bilionários herdeiros de escravagistas, que tudo fazem para se apropriar das riquezas e do patrimônio do povo.
Essa semana tivemos mais um exemplo do arbítrio e desrespeito ao povo brasileiro e à democracia, eis a fraude:
Dois partidos, PP e União Brasil, que recebem somados mais de R$1 bilhão do Fundo Eleitoral e cerca de R$197,65 milhões do Fundo Partidário, querem roubar a sigla da UP!
Esse absurdo está sendo praticado por partidos que defendem os ricos e os patrões, o vergonhoso orçamento secreto, e votam a favor de propostas como o corte de investimentos na saúde e educação para pagar a dívida pública e enriquecer o agronegócio.
Desde que criamos a UP, a admiração do povo só cresce e nos tornamos uma sigla respeitada pelo nosso compromisso com a luta por bandeiras como o fim da fome e da escala 6×1, pelo poder popular e o socialismo.
Acham que podem se apropriar do prestígio que a UP conquistou junto ao povo, mas não conseguirão!
O registro da UP foi possível graças ao apoio de mais de um milhão e duzentas mil pessoas durante a campanha pela criação do Partido. Nossa militância está preparada para impedir qualquer tentativa de golpe e usurpação.
Chamamos todos aqueles que têm senso de democracia e que são contra essa injustiça a se solidarizar com a Unidade Popular – UP, exigindo o fim dessa farsa e dizendo não a tentativa de retirar da UP o direito de utilizar a sua própria sigla.
Executiva Nacional da Unidade Popular Pelo Socialismo – UP
São Paulo/SP, Brasil, 29 de abril de 2025