
Mais um ano o Centro Cultural Manoel Lisboa em Pernambuco (CCML) promoveu junto ao Comitê de Solidariedade com Cuba uma noite de homenagem e solidariedade com o povo cubano e sua revolução, que prossegue mesmo com toda perseguição do imperialismo.
Madu Silva – Recife
INTERNACIONAL- Neste último sábado, dia 26 de julho, completaram-se 72 anos do assalto ao Quartel Moncada, quando Fidel Castro e 165 homens tentaram tomar o quartel para armar a população e derrubar o governo de Fulgencio Batista. A tentativa, fracassada, é considerada como o primeiro passo para a vitoriosa revolução cubana de 1959, que instaurou o governo socialista na ilha.
Em Recife, o Fórum Pernambucano de Solidariedade com Cuba e o Centro Cultural Manoel Lisboa organizaram um cine debate para relembrar a luta do povo cubano e exigir o fim do bloqueio criminoso dos Estados Unidos à Cuba. Dezenas de pessoas participaram do evento e puderam assistir vídeos que relembraram a história do assalto ao Quartel e também que traziam a realidade atual de Cuba e como os cubanos vêm tentando superar os efeitos que o bloqueio tem causado.
A noite finalizou com um debate onde foi colocado a necessidade de sempre comemorarmos datas como essa, sempre manter acesa a chama da luta pelo comunismo em todo o mundo e de relembramos aqueles que deram as suas vidas por uma nova sociedade, além de reforçar a importância entre a solidariedade entre os povos, estarmos juntos na luta pelo fim do bloqueio econômico que há 65 foi imposto à Cuba pelos Estados Unidos. Estiveram presentes o Partido Comunista Revolucionário, a Unidade Popular pelo Socialismo, o Partido Comunista Revolucionário, a União da Juventude Rebelião, o Movimento de Mulheres Olga Benario, Minervino de Oliveira, o Movimento Ana Montenegro, a União dos Estudantes de Pernambuco, a União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco e a Frente Negra Revolucionária.