Movimento feminista se reuniu no estado gaúcho para debater os desafios dos movimentos sociais para barrar o fascismo e construir o socialismo
Claudiane Lopes | Redação RS
MULHERES – Contando com mais de 50 mulheres, o 4º Encontro Estadual do Movimento de Mulheres Olga Benario ocorreu dia 6 de julho na Escola Técnica José César de Mesquita, no estado do Rio Grande do Sul.
O tema central deste 4º Encontro foi “Os desafios dos movimentos sociais para barrar o fascismo e construir o socialismo” e teve como destaque o protagonismo das mulheres nas lutas por serem as principais interessadas no fim da sociedade capitalista, por serem as mais oprimidas e violentadas.
O Encontro contou com a saudação de movimentos sociais parceiros como o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Movimento Luta de Classes (MLC), União da Juventude Rebelião (UJR) e dos Partidos Unidade Popular pelo Socialismo-UP e Partido Comunista Revolucionário (PCR).
Participaram mulheres de Passo Fundo, Pelotas, Canoas, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Caxias do Sul que falaram sobre a realidade de suas cidades e sobre a necessidade de organizar as mulheres nos bairros, empregos e universidades.
Durante a tarde, nos dividimos em 3 grupos e debatemos os temas: saúde reprodutiva da mulher e a legalização do aborto, combate à violência contra as mulheres e as lutas da mulher trabalhadora. Estudamos textos da nossa nova Cartilha e pensamos coletivamente em diversas propostas de lutas para fazer no estado do Rio Grande do Sul.
Foi eleita uma coordenação estadual do movimento com trabalhadoras jovens, sem-teto, dos bairros e estudantes, de diversas cidades em que atuamos.
Por fim, homenageamos as mulheres vítimas de feminicídio no Rio Grande do Sul e também a companheira Gabriela Mariel, que foi uma das principais lideranças do Movimento de Mulheres Olga Benario na região do ABC Paulista, vítima de feminicídio há pouco mais de um mês, mas que segue nos inspirando a continuar a luta em seu nome por todo o país.