UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 15 de julho de 2025

Quarta edição da feira de livros do CCML acontece no Recife

Leia também

Luiz Falcão, lançando seu livro durante a IV Feira de livro do CCMl. Foto: Iany Morais, JAV- PE

A IV feira de livros do Centro Cultural Manoel Lisboa (CCML) ocorreu dia 12 de julho, das 9h À17hrs e movimentou militantes, apoiadores das lutas populares e amantes da leitura na capital pernambucana.

 

Redação Pernambuco


CULTURA- O Centro Cultural Manoel Lisboa (CCML) em Pernambuco, promoveu a XV edição de sua Feira do Livro, no último 12 de julho de 2025. O evento ocorreu das 9 às 17hrs e contou com a presença de militantes, amigos e colaboradores do central cultural e do público leitor em geral, que adquiriram as obras das edições Manoel Lisboa e aproveitaram as comias e bebidas, além de dois momentos na programação, o lançamento pela manhã do livro de Luiz Falcão e uma roda de diálogo na parte da tarde, com a Frente Negra Revolucionária (FNR).

Luiz Falcão, que é diretor de redação do Jornal A Verdade e membro do comitê central do Partido Comunista Revolucionário (PCR), lançou pela manhã sua obra As “maravilhas” do capitalismo no século XXI, que além do momento de falas e perguntas dos presentes, contou com uma análise do companheiro sobre a conjuntura, a situação política e as questões levantadas em seu livro. Lula Falcão, cujas obras como “O falso socialismo chinês”, “O capitalismo e as doenças”, “Socialismo ou capitalismo, eis a questão”, entre outros, formaram uma geração de militantes pelo país, reforço que “esse livro tem como principal objetivo denunciar as mentiras propagadas pela burguesia e fortalecer a luta pelo socialismo”.

Em um momento de muita emoção, uma companheira do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), relatou que esse foi seu primeiro livro lido na vida, e fez questão de registrar emocionada que “foi uma experiência que me fortaleceu bastante. A gente vive numa sociedade que não nos estimula a estudar, a ler. E esse livro me abriu muito os olhos. Vai fortalecer a minha luta e me incentivou a ler muitos outros”.

 

O CCML lotado recebendo mais uma edição da feira do livro. Foto: Iany Morais, JAV-PE

 

FNR homenageia centenário de revolucionários

Na parte da tarde, a Frente Negra Revolucionária (FNR) ocorreu uma roda de diálogo homenageando Malcolm X, Patrice Lumumba, Frantz Fanon e Clóvis Moura, importantes militantes combatentes para a causa negra mundial e que completam 100 anos em 2025. Trazendo para os nossos dias o legado e a necessidade de se manter a memória desses lutadores, bem como a importância de lutar por reparação, Clóvis Maia, da comissão nacional da FNR lembrou de que “a forma como a ditadura militar brasileira sequestrou, torturou e matou Manoel Aleixo, patrono da FNR, fizeram como Lumumba, Malcolm X e ainda fazem hoje”, reforçando a necessidade de aceitar o desafio e a importância de fortalecer a Frente Negra Revolucionária como uma ferramenta de denúncias e organização do povo preto brasileiro.

 

Roda de diálogo com a Frente Negra Revolucionária (FNR). Foto: JAV-PE

Espaço de Resistência

Ao longo dos últimos anos, o Centro Cultural Manoel Lisboa tem sido um importante espaço de formação, fomento e promoção das mais diversas expressões da cultura popular em Pernambuco e em várias cidades do país; atividades como essa mostram que é possível organizar o povo trabalhador, abastecendo a comunidade também com cultura, especialmente num pais onde a cada ano perde leitores e enfrenta cortes profundos em setores que deveriam ser estratégicos, como educação e cultura. Falando ao nosso jornal do que motiva a promoção de agendas como essa, as companheiras do coletivo organizador do evento citam a frase do revolucionário cubano José Martí:  porque “ser culto é ser livre!”

 

Gilda de Souza e Maria das Graças, organizadoras da Feira. Foto: Iany Morais, JAV- PE

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos