UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Bolsonaro e generais são condenados por tentativa de golpe de Estado no STF

Leia também

Bolsonaro e mais 7 acusados são condenados pelo STF por tentativa de golpe de Estado. Entre os condenados se encontram 3 generais, um almirante, um coronel, o ex-chefe da ABIN e o ex-ministro da Justiça, fato inédito na história do Brasil.

Felipe Annunziata | Redação


BRASIL – Depois de anos de luta antifascista, com manifestações de rua, greves e ocupações, o ex-presidente fascista Jair Bolsonaro, os generais Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, o almirante Almir Garnier, o ten. coronel Mauro Cid, o deputado e ex-chefe da ABIN Alexandre Ramagem e o ex-minsitro da justiça Anderson Torres foram condenados pela maioria dos ministros da Primeira Turma do STF.

“A lembrança do golpe de 64 é curiosa porque tinha menos prova documental do que nesta tentativa. Nessa tentativa, agora só faltou lavrar ata. Na verdade, as provas documentais (do golpe de 64) só emergiram com a abertura dos arquivos do governo dos Estados Unidos”, afirmou o ministro Flávio Dino, durante a sessão desta quinta (11/09).

A quantidade enorme de provas documentais e de testemunhas foi um dos pontos mais ressaltados pelos ministros. Mesmo o ministro Luis Fux, que absolveu quase todos os acusados, reconheceu a quantidade de provas e escolheu ignorá-las para atender os interesses do imperialismo estadunidense e salvar Bolsonaro.

Os ministros também definiram o tamanho das penas dos condenados, que completam 5 crimes: Golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado de Direito, dano qualificado, deterioração do patrimônio público tombado e organização criminosa.

Jair Bolsonaro – 27 anos e 3 meses de prisão

General Walter Braga Netto – 26 anos de prisão

Ten. Coronel. Mauro Cid – 2 anos de prisão em regime aberto, por causa do acordo de delação premiada

Anderson Torres – 24 anos de prisão

Almirante. Almir Garnier – 24 anos anos de prisão

General Augusto Heleno – 21 anos de prisão

General Paulo Sérgio Nogueira – 19 anos de prisão

Deputado Federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) – 16 anos de prisão

Condenação é resulta da luta popular

O resultado do julgamento de hoje só foi possível por conta mobilização permanente de trabalhadores, mulheres e do povo pobre do nosso país. Não foram poucas as manifestações realizadas desde o início do governo Bolsonaro exigindo a prisão dele e de seus cúmplices.

A condenação da direção da organização criminosa fascista mostra também que é possível garantir a punição a todos os golpistas e fascistas de ontem e de hoje. Até agora o Estado brasileiro se nega a processar e condenar os torturadores e agentes da Ditadura Militar Fascista (1964-1985), mesmo esse período histórico tendo sido lembrado várias vezes como um momento sombrio da história pelos ministros que hoje condenam Bolsonaro.

A luta antifascista no Brasil conquistou hoje uma grande vitória. Pela primeira vez militares e políticos de alta patente são condenados por golpe de Estado. Esta luta, no entanto, não terminou, pois os fascistas ainda estão organizados em nosso país e agora apelam para uma intervenção direta do imperialismo estadunidense aqui e, portanto, a luta contra eles deve continuar.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos