UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

UP anuncia pré-candidatura de Samara Martins à presidência do Brasil

Leia também

O partido Unidade Popular (UP) anunciou neste domingo (01/02) a pré-candidatura de Samara Martins à presidência da República para defender um programa socialista, anti-imperialista e antifascista nas eleições de 2026.

Redação


BRASIL – Em reunião do Diretório Nacional da Unidade Popular (UP), no último dia 01 de fevereiro, foi aprovado o nome de Samara Martins como pré-candidata à Presidência da República para representar o programa de luta pelo socialismo nas eleições de 2026 do Brasil.

Segundo resolução da UP, “a pré-candidatura de Samara é parte da resposta da classe trabalhadora brasileira à terceirização, pejotização, uberização, escala 6×1, às longas e extenuantes jornadas de trabalho, aos baixos salários e à violência contra as mulheres e a população negra”.

Samara Martins é dentista, trabalhadora do SUS no Estado do Rio Grande do Norte, coordenadora nacional da Frente Negra Revolucionária (FNR) e vice-presidente nacional da UP. Desde sua juventude, organiza-se nas lutas populares, a exemplo da conquista do passe-livre estudantil em Belo Horizonte (sua cidade natal), e em defesa da moradia popular nas ocupações urbanas.

Candidatura socialista e revolucionária

Ao Jornal A Veradade, a pré-candidata afirmou que “A Unidade Popular decidiu lançar novamente candidatura à Presidência (ainda na condição de pré-candidatura) por entender que é necessário apresentar ao povo brasileiro um programa realmente socialista, revolucionário, sem conciliação com os ricos deste país. Um programa que não vai propor reformar o capitalismo, mantendo grande parte do orçamento para a ‘bolsa banqueiro’, para pagar uma dívida pública que não tem fim, que serve apenas para enriquecer os que já são muito ricos.”

Em vídeo publicado nas redes digitais da UP, o presidente nacional do partido Leonardo Péricles reafirmou as denúncias das injustiças do capitalismo que a Unidade Popular tem apresentado nas últimas eleições e nas lutas de rua. “Vivemos uma crise geral do sistema capitalista e com ela o aumento da super exploração sobre nós trabalhadores e trabalhadoras. Ao mesmo tempo a destruição violenta da natureza e o aumento das guerras imperialistas. Essa mesma reprodução que se dá no mundo acontece aqui no nosso país, com essa grande burguesia cada dia mais rica e na política através dessa extrema direita fascista, golpista que quer implantar uma ditadura no Brasil. Por isso, anunciamos como pré-candidata a Presidência da República a nossa querida companheira Samara Martins.” afirmou Leo Péricles.

No ano de 2025, a Unidade Popular foi o partido com o maior crescimento proporcional de filiações no Brasil. Nos últimos anos também, a militância da UP tem ampliado sua presença nas lutas populares, estudantis e dos trabalhadores em todo país.

Trabalho coletivo

Samara reafirmou a importância da tarefa que recebeu do Diretório Nacional do partido, ressaltando o caráter coletivo da luta eleitoral da UP. “Recebo com honra a tarefa e estou com muita energia para levar nossa propaganda ao máximo de pessoas, chamar o povo a debater a política. Ressaltando que temos toda uma coletividade que constrói nossas propostas e atividades. Foi assim desde o início, quando passamos dois anos coletando assinaturas e validando nos cartórios para conquistarmos o registro eleitoral da UP.”

O anúncio marca o início de uma nova etapa na mobilização política reafirmando o compromisso histórico do partido com a organização popular, a soberania nacional e a construção de um projeto de país antifascista, anti-imperialista, dirigido pela classe trabalhadora e de caráter socialista.

Segundo a direção nacional do partido, a apresentação pública nas redes será o primeiro passo de um calendário de mobilizações e lutas sociais. Esta também é a primeira pré-candidatura anunciada que é declaradamente socialista nas eleições presidenciais de 2026.

O partido se prepara também para anunciar candidaturas nos estados para as eleições ao executivo e ao legislativo.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos