UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 21 de dezembro de 2024

Marighella é anistiado e homenageado no seu 100° aniversário de vida

Outros Artigos

No dia em que completaria 100 anos de vida, Carlos Marighella recebeu a anistia “post mortem” e o pedido formal de desculpas do Estado brasileiro pela perseguição política que sofreu ao longo de toda a vida, além da tentativa incessante do governo ditatorial em destruir a imagem desse combatente comunista.

Apresentado no dia 5 de dezembro em Salvador, pela Comissão da Anistia, o pedido de desculpas a Marighella compôs a sessão 53 da Caravana da Anistia, projeto do Ministério da Justiça cujo objetivo é reparar os crimes cometidos pelo último regime militar, entre os anos 1964 e 1985.

Na solenidade exaltou-se o ex-líder da Ação Libertadora Nacional (ALN) como herói do povo brasileiro, retratando-se assim, a forma desqualificadora com que a ditadura militar tratava Marighella. O governo ditatorial chegou a considerá-lo um facínora, um terrorista, um inimigo da pátria. O pedido de desculpas ressaltou, ainda, a responsabilidade dos órgãos de repressão por seu assassinato em uma emboscada no ano de 1969.

A anistia foi recebida pelo filho de Marighella, Carlos Augusto Marighella, e pela viúva, Clara Charf. Os dois se emocionaram muito durante a homenagem feita a Carlos Marighella. O ato mostrou o grande reconhecimento que tem a luta deste grande revolucionário, que defendia não apenas a superação da ditadura, mas também a emancipação da classe trabalhadora.

Ana Rosa Carrara, São Paulo

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes