UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 27 de abril de 2024

Operadores de telemarketing fazem greve contra demissões

Operadores de telemarketing contratados pela empresa Teleinformações para prestar serviços terceirizados à Telefônica/Vivo, em Recife (PE), cruzaram os braços contra atrasos nos pagamentos de salários, vale-transporte e vale-refeição. Somaram-se ao protesto cerca de 100 funcionários demitidos que ainda não haviam recebido suas verbas rescisórias, mesmo após o término do prazo de dez dias estabelecido na CLT. O protesto organizado pelos funcionários teve total apoio do Sintelmarketing-PE, sindicato representativo da categoria, e do Movimento Luta de Classes (MLC).

O clima de insatisfação e de revolta entre os trabalhadores atingiu seu ponto máximo com a demissão em massa que atingiu quase 300 funcionários, sendo a metade deles por suposta justa causa. Na verdade, as demissões com justa causa não passaram de uma manobra de empresa para não ter que pagar a multa do FGTS. Para piorar, os demitidos sequer receberam suas contas no prazo legal!

O protesto, que teve início no dia 06 de novembro com o fechamento da avenida próxima à empresa, promovido pelos ex-empregados para denunciar que as verbas referentes ao FGTS recolhidas dos seus salários não haviam sido depositadas nas contas vinculadas, prosseguiu no dia 07 de novembro quando a categoria se reuniu em assembleia e deliberou por uma paralisação com a finalidade de pressionar a empresa por soluções.

Através da Comissão Nacional de Negociações da Federação Interestadual dos Trabalhadores e Pesquisadores em Telecomunicações (Fitratelp) junto à empresa Telefônica/Vivo, o Sintelmarketing-PE tomou conhecimento que a tomadora de serviços e a terceirizada estavam em fase de aviso prévio para rescisão do contrato. A convite da Teleinformações, uma comissão formada pelo Sintelmarketing-PE e por um representante dos trabalhadores eleito em assembleia deu início a um processo de negociação, em que ficou determinado o retorno ao trabalho com a condição de que os pagamentos em atraso fossem depositados e o estabelecimento de um prazo para apresentação do calendário de pagamento das verbas rescisórias aos funcionários demitidos.

No terceiro dia de mobilizações, verificou-se o cumprimento apenas parcial do acordado. Indignados com o descumprimento do prazo para apresentação do cronograma de pagamento das verbas rescisórias, os ex-empregados ocuparam o prédio da empresa exigindo, para sua desocupação, que os atendimentos do dia fossem suspensos com a liberação dos empregados. A empresa liberou os funcionários e os ex-empregados transferiram o centro da pressão para o Ministério Público do Trabalho a fim de obter resultados.

A Procuradoria do Trabalho em Pernambuco se posicionou pelo seguimento de um Termo de Ajuste de Conduta em que a Teleinformações já havia sido alvo de denúncias. Com a assessoria jurídica fornecida pelo Sintelmarketing-PE e com outros advogados, os funcionários demitidos seguem ganhando ações em caráter liminar para sacar as verbas depositadas em suas contas do FGTS, bem como darem entrada no Seguro Desemprego.

A luta dos empregados da Teleinformações, além de demonstrar o nível de superexploração a que os operadores de telemarketing estão submetidos, demonstra também que os direitos trabalhistas são letra morta sem a pressão dos trabalhadores.

Thiago Santos, presidente do Sintelmarketing-PE

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes