UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 21 de dezembro de 2024

40 anos da Lei de Anistia: data é marcada por ato político em Belo Horizonte

Outros Artigos

Apesar de estabelecer legalmente o perdão aos perseguidos políticos da ditadura militar, 40 anos após sua aprovação, a Lei da Anistia segue sem prever a punição dos torturadores e assassinos desse período.

Redação Minas Gerais


Foto: Jornal A Verdade

MINAS GERAIS – O Memorial de Direitos Humanos, antigo DOPS – local de torturas e assassinatos durante a ditadura militar-, foi palco de um ato político, nessa quinta-feira (29), que lembrou os 40 anos da Anistia Política, lei que não puniu os torturadores e assassinos do regime militar. Foi rememorada ainda a intensa luta pela Anisita Ampla, Geral e Irrestrita e o combate à ditadura (1964-1985). 

O ato foi organizado pela Frente Nacional Contra a Censura que é composta por diversos movimentos, organizações políticas e culturais. Estiveram presentes vários lutadores e também familiares de alguns dos desaparecidos durante a ditadura militar prestando solidariedade a essa luta. 

Além da denúncia à ditadura militar e à anistia restrita, foram denunciadas também as medidas do governo Bolsonaro e suas colocações de incitação à tortura, a negação desse período sombrio e das posturas de Damares, Ministra dos Direitos Humanos do governo Bolsonaro, que defendeu em recente visita a Belo Horizonte a suspensão das obras de conclusão do Memorial da Anistia.

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes