Jornal A Verdade, edição nº 222, novembro de 2019, Página 06.
Redação Rio de Janeiro
Jornal A Verdade
RIO DE JANEIRO – A nova diretoria do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sindmed-RJ), entidade histórica e de muitas lutas em defesa da saúde pública e da democracia em nosso país, tomou posse, no último dia 18 de outubro, para o triênio 2019-2022. “Essa é uma diretoria construída na luta contra o desmonte da saúde pública e na defesa do SUS com financiamento público e de qualidade e acesso para todas e todos”, afirmou a médica da família e tesoureira eleita do sindicato Nayá Puertas, militante do Movimento Luta de Classes (MLC).
A eleição de uma diretoria combativa para o Sinmed-RJ acontece num momento de grave crise na saúde do Rio de Janeiro. Profissionais das Clínicas da Família, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde estão em greve contra o desmonte da Atenção Primária à Saúde que o governo Marcelo Crivella (PRB) promove desde a sua posse, reduzindo equipes, salários, precarizando as relações de trabalho, desabastecendo as Clínicas da Família de medicamentos e insumos.
A greve segue firme, e novas mobilizações já estão sendo organizadas, com destaque para a paralisação geral de 24 horas convocada para o dia 11 de novembro, em conjunto com as demais categorias da área da saúde.