Estamos na primeira semana da Ocupação do Centro de Referencia Soledad Barrett na cidade de Recife-PE e nesta primeira semana já ocorreram algumas situações de intimidações. A primeira foi por parte do Vereador Rinaldo Júnior (PSB), que veio na nossa ocupação só para nos ameaçar…
Por: Coordenação do Centro de Referencia Soledad Barret
Estamos na primeira semana da Ocupação do Centro de Referencia Soledad Barrett na cidade de Recife-PE e nesta primeira semana já ocorreram algumas situações de intimidações. A primeira foi por parte do Vereador Rinaldo Júnior (PSB), que veio na nossa ocupação só para nos ameaçar, dizer que já existia um projeto e que teríamos que nos retirar imediatamente sem dar nenhuma alternativa para o nosso Centro de Referência Soledad Barret.
Contudo, vale salientar que o projeto ao qual o vereador se referia nunca foi dado encaminhamento na câmara, muito menos houve nenhum interesse da prefeitura de andar com o projeto, portanto, a visita do vereador do PSB não passou de uma nítida intimidação à luta das mulheres.
Já na quarta feira, dia 09/03, tivemos nossa primeira reunião com a prefeitura onde novamente fomos ameaçadas, com o mesmo argumento de que deveríamos sair da ocupação em 24h, caso não saíssemos sofreríamos o processo de reintegração de posse, a única alternativa que a prefeitura ofereceu foi um ônibus para mandar as mulheres que sofrem com a violência doméstica novamente para os seus locais de moradia onde sofrem abusos. Nessa mesma reunião, o vereador Rinaldo Junior (PSB), o mesmo que esteve na casa ameaçando a ocupação, também invadiu a reunião para reafirmar a mesma intimidação que ele fez pessoalmente na nossa casa.
É importante ressaltar que a casa estava há anos sem função social, fechada e em total abandono e hoje cumpre uma função social. Em uma semana de funcionamento do Centro de Referência, as mulheres limparam e organizaram a o espaço, capinaram parte do terreno e hoje estamos em pleno funcionamento atendendo e acolhendo mulheres, além de receber a visita e apoio da sociedade civil e de vários movimentos sociais.
Nossa programação tem contado com assembleias todos os dias às 15h40 com as ocupantes da casa e com as apoiadoras, reafirmando nosso caráter democrático, colaborativo e coletivo da nossa ocupação.
Hoje (11/03) às 16h vamos ter nossa primeira reunião com a rede de apoio de voluntárias para os atendimentos as mulheres. Além disso, no sábado dia 12, vamos ter nosso mutirão de limpeza aberto para toda a comunidade participar.
Por fim, é importante lembrar que estamos precisando de todo apoio necessário, além das visitas que são fundamentais para reafirmar o apoio da sociedade é necessário manter a resistência 24h para estarmos preparadas para uma possível reintegração de posse.
Também precisamos de doações as mais diversas, como: alimentação, material de limpeza, moveis usados, utensílios de cozinha, ferramentas de capinagem, máscaras, etc… As doações também podem ser feitas através do PIX: [email protected]
Venha conosco para a luta!
Viva o Centro de Referência Soledad Barrett!