Curso de Teoria Marxista em Petrolina

232

Nas três noites do curso, que ocorreu de 16 a 18 de agosto, o público acompanhou atentamente as aulas e participou ativamente com perguntas e comentários, tornando o evento num grande espaço de formação política revolucionária.

Bruno Melo | Petrolina-PE


O Curso de Introdução à Teoria Marxista, na UPE de Petrolina, foi um sucesso. Com a participação de 41 pessoas, o evento trouxe para o público os princípios do Socialismo Científico, teoria desenvolvida pelos alemães Karl Marx e Friedrich Engels, que além de pesquisadores foram militantes revolucionários.

No último dia 16 de agosto, primeiro dia do curso, a professora Ana Maria, do colegiado de Geografia da UPE de Petrolina, palestrou sobre a luta das mulheres pela sua emancipação e as contribuições do marxismo sobre o feminismo. Segundo ela, “não existe emancipação da mulher dentro do capitalismo”.

No segundo e terceiro dia, o jornalista Rafael Freire, editor nacional do jornal A Verdade, palestrou sobre as lições do livro Manifesto do Partido Comunista (Marx) e Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico (Engels). Ele afirmou que “Engels considerava Marx um gênio porque ele enxergava a frente do seu tempo, tendo descoberto a mais-valia como instrumento de exploração sobre a classe trabalhadora e acumulação privada de riqueza, apontando as origens das crises econômicas e da libertação do proletariado”.

Nas três noites do curso, que ocorreu de 16 a 18 de agosto, o público acompanhou atentamente as aulas e participou ativamente com perguntas e comentários, tornando o evento num grande espaço de formação política revolucionária. Foi debatido um pouco da história da União Soviética, da Comuna de Paris, da biografia de Marx e Engels, das lutas populares no Brasil e na América Latina.

As edições Manoel Lisboa expuseram, ao longo do curso, vários títulos, incluindo obras marxistas e o jornal A Verdade. A organização ficou a cargo da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), União da Juventude Rebelião (UJR), com o apoio do Centro Acadêmico de Geografia da UPE de Petrolina, núcleo municipal da Unidade Popular e do núcleo municipal do movimento Olga Benário. Os presentes também puderam se deliciar, em duas noites, com um delicioso caldo de frango, produzido pelos integrantes do CA de Geografia da UPE.