A chapa “Tempo de Avançar”, composta pelo Movimento Correnteza e diversos estudantes independentes foi eleita em uma votação que, mesmo sendo chapa única, contou com a participação de ⅓ da comunidade acadêmica.
Gleiton Leal | Seropédica (RJ)
JUVENTUDE – Com uma composição plural e um programa construído na base das lutas estudantis, a chapa Tempo de Avançar, composta pelo Movimento Correnteza, foi reeleita para a direção do Diretório Acadêmico de História da UFRRJ (DAHIS).
A nova gestão se apresenta disposta a pautar as principais reivindicações estudantis do curso e da Universidade como um todo. Entre as pautas principais estão a luta por mais investimentos na Universidade, mais infraestrutura e acessibilidade, a volta do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para o curso de história e a volta da semana acadêmica de história no campus Seropédica.
O DAHIS é uma entidade fundamental para a Universidade, uma vez que representa um dos maiores cursos, com histórico de grandes mobilizações. Após a pandemia a entidade ficou completamente abandonada e sem representação. Em 2022, com as lutas do Correnteza no campus, a entidade foi reativada e agora, com a renovação do Diretório, os estudantes se organizam para junto ao Diretório Central dos Estudantes, arrancarem conquistas e barrar qualquer tipo de retrocesso na Universidade.