Declaração Final da 29ª Plenária da Conferência Internacional de Partidos e Organizações Marxistas-Leninistas (CIPOML)
Imbuída da vitalidade revolucionária que caracteriza a ação dos partidos e organizações que compõem a Conferência Internacional de Partidos e Organizações Marxistas-Leninistas (CIPOML), reuniu-se sua 29ª Sessão Plenária. Seus trabalhos se desenvolveram em meio a um clima de camaradagem, análise objetiva e crítica dos elementos característicos do cenário econômico, político e social mundial. Também analisamos o cumprimento de nossas responsabilidades destinadas a organizar e levar à vitória a luta da classe operária e dos povos pela revolução, o socialismo e o comunismo.
O mundo vive um momento complexo, caracterizado pela agudização da crise geral do sistema capitalista. O confronto interimperialista, a disputa sobre os monopólios e os Estados das economias capitalistas-imperialistas mais desenvolvidas desenvolveram-se a ponto de encontrarem na guerra os meios para resolverem suas diferenças. A guerra interimperialista que se desenrola na Ucrânia não é o único conflito militar hoje; mais de 50 guerras localizadas se espalham por diferentes partes do planeta, em todas elas estão em jogo os interesses de um ou outro país imperialista, de um ou outro bloco capitalista-imperialista. Em todos estes conflitos, os trabalhadores e os povos são as principais vítimas. As guerras interimperialistas, entre os Estados capitalistas e a agressão aos povos são frutos do capitalismo. É preciso acabar com este sistema para alcançar a paz mundial.
A natureza agressiva e criminosa do imperialismo se manifesta aberta e cinicamente no genocídio enfrentado pelo povo palestino, estendido agora contra o povo do Líbano. O sionismo israelense, o imperialismo norte-americano e seus aliados são responsáveis por esses crimes que estão ceifando a vida de milhares de crianças, jovens, mulheres, idosos. Os trabalhadores, a juventude e os povos do mundo rejeitam o genocídio e o expressam em mobilizações massivas que acontecem em todo o mundo. As bandeiras da paz tremulam ao lado da condenação do sionismo israelense e de seus apoiadores.
Os efeitos sociais negativos provocados pela exploração capitalista são repudiados pelos trabalhadores, pela juventude, pelas mulheres e pelos povos. Mobilizações massivas, greves de trabalhadores, levantes populares ocorrem contra as políticas de austeridade implementadas pelos governos da burguesia, sejam eles liberais, neoliberais, social-democratas ou “progressistas”. Em meio à luta por emprego, melhores salários, educação e saúde públicas de qualidade, seguridade social pública, defesa da natureza, entre outros aspectos, crescem o sentimento de repúdio ao capitalismo e o desejo de mudança nos povos. No entanto, a burguesia e as oligarquias, que são os próprios responsáveis pelo descontentamento das massas, tentam explorá-lo.
Notamos o perigoso crescimento da direita e da extrema direita em algumas regiões do planeta; as forças fascistas e pró-fascistas tiveram a capacidade de manipular a consciência das massas e capturar governos em vários países, com discursos aparentemente antissistema, mas, na realidade, sustentam-se nos pontos de vista reacionários, racistas, xenófobos e misóginos.
Devemos alertar os trabalhadores e os povos sobre esse perigo, mas também devemos fazê-lo diante de posições políticas aparentemente revolucionárias e de esquerda, como o “progressismo”, que, na realidade, representam os interesses econômicos e políticos das frações burguesas e das potências imperialistas.
A 29ª Plenária da CIPOML constata o desenvolvimento experimentado por nossos partidos neste período. No nosso trabalho quotidiano, demonstramos nosso compromisso revolucionário com os trabalhadores e os povos. No entanto, estamos plenamente conscientes de que devemos trabalhar melhor e fazer muito mais para cumprir a nossa responsabilidade política histórica.
Esta Conferência coincide com as comemorações do aniversário de 30 anos da fundação da CIPOML e continuamos a levantar as bandeiras do marxismo-leninismo e da revolução proletária com o mesmo otimismo e compromisso. Só a revolução social do proletariado libertará os trabalhadores e os povos da exploração capitalista-imperialista.
Com o marxismo-leninismo, pela revolução e pelo socialismo!
29ª Plenária da CIPOML
Alemanha, outubro de 2024