Por meio de assembleias e mobilizações nos bairros populares de Caruaru, agreste pernambucano, o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) se reorganiza na região e se prepara para um novo momento de lutas em Pernambuco.
Iany Morais | Caruaru – PE
LUTA POPULAR – Caruaru, cidade do interior de Pernambuco, ocupa atualmente, segundo o IBGE, a sexta posição do estado em número de favelas, comunidades urbanas e conglomerados habitacionais improvisados. No total são 23.048 pessoas morando nessas localidades no município, que além de vivenciarem as dificuldades de morar precariamente, lidam com as mazelas que o sistema capitalista joga nas costas do povo pobre, como a fome, o desemprego, violência, além de saúde e educação precarizados.
Cansado de ser jogado em lugares sem a mínima estrutura para se viver dignamente e muitas vezes ainda tendo que pagar por isso, se desdobrando para arcar com preços abusivos de aluguel, o povo caruaruense decidiu se organizar. Nesse cenário, o Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas – MLB, se reorganiza em Caruaru, como uma resposta a todo esse descaso.
Edinaldo Silva, militante do MLB na cidade fala um pouco sobre a expectativa e desse momento para o município: O projeto do MLB é lutar junto com as família, é organizar esse povo para que seu direito seja respeitado, que é o direito à moradia, que inclusive está na Constituição. Não é crime algum a gente lutar pelos nossos direitos. E foi nessa perspectiva que convocamos o povo caruaruense para construir esse movimento. Temos muitas conquistas pela frente e muita luta para fazer. Participar desse momento é um momento muito importante.
Nesse mês de novembro, marcado pela luta do povo negro, o MLB organizou duas grandes assembleias no auditório Gregório Bezerra, no Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil – SINTRACON, em Caruaru, dando início ao cadastro das famílias, a organização dos núcleos do movimento nos bairros pobres da cidade. Segundo Nadja Barreto, da coordenação nacional do MLB e que esteve presente durante essa mobilização, “foi impressionante ver a participação das famílias. Muita gente foi na expectativa de conhecer e saber mais sobre o movimento e estão dispostos a entrar na luta com o MLB em Caruaru. É incrível como uma cidade tão rica e importante como essa ainda tem tanta família que necessitam de uma moradia digna, muita gente morando de aluguel, morando em periferia e sem ter como se manter. Eu acho que o movimento só tem a crescer aqui, e apostar na disposição de luta dessas famílias, como a gente sempre fez e colocar esse povo em movimento é o caminho. A gente só tem vitória se for desse jeito.
Após as assembleias o MLB segue convocando as famílias Caruaruenses a lutar em defesa de casa para quem não tem casa, pelo fim da fome e por uma vida mais digna. Intensificando a luta por moradia de qualidade mas também pelo poder popular!