Um verdadeiro milagre de Natal

145

Crônica de Clóvis Maia | Pernambuco


Você já presenciou um milagre? Eu posso te contar um. Na ocupação Selma Bandeira, no bairro de Dom Helder, periferia de Jaboatão dos Guararapes (PE), dezenas de famílias, seguindo o exemplo de Jesus, reproduziram o milagre da multiplicação.

Várias famílias se apertando dentro de um barracão de madeira, local onde também se reúnem para suas assembleias e reuniões, muitas crianças, aqueles olhos de curiosidade e expectativa, enquanto pais e mães traziam pratos simples, decorando uma mesa enorme no centro.

Ao lado, uma árvore de Natal improvisada recebia brinquedos, roupas, sacos de pipoca e confeitos. Uma verdadeira mesa de Natal repleta: bolos, tortas, salgados, bebidas, doces, tudo organizado, feito e doado com muito carinho e solidariedade.

Antes de comer, as falas dos presentes. Alguns agradecimentos, fotos e a projeção para mais lutas no futuro. Alguém lembra que Jesus nasceu na Palestina e que lá, dificilmente vai ter Natal esse ano. Que cabe a nós, chorar com aqueles que choram.

Ali estavam os humildes, os bem aventurados. Aqueles que choram, os que tem fome e sede justiça, os misericordiosos, os de coração verdadeiramente limpos, aqueles que são perseguidos por lutarem por justiça. Famílias que batalham o ano inteiro pelo pão de cada dia, por dignidade e por moradia.

Depois das saudações, todos, organizadamente, repartem entre si aquela fartura fruto da união. Idosos, crianças, grávidas, jovens… Um verdadeiro milagre dentro de um lugar tão digno, onde a gente aprende verdadeiras lições sobre aquilo que realmente transforma e que não é preciso ir muito longe para imaginar que é possível construir essa nova sociedade do amanhã.