UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 3 de maio de 2025

Estudantes convocam ENET 2025 e jornada de lutas em defesa do ensino público e técnico

Leia também

Nos dias 5 e 6 de abril, aconteceu em Niterói (RJ) a plenária nacional de Grêmios da FENET. O encontro, que reuniu entidades de todo o país, definiu uma nova agenda de lutas na educação e convocou o próximo Encontro Nacional de Estudantes em Ensino Técnico: o ENET 2025.

Julia Cachos | Coordenadora-Geral da FENET


Diante dos desmontes da educação arquitetados por diversos governos, dezenas de grêmios se reuniram no Rio de Janeiro, nos dias 5 e 6 de abril na Plenária Nacional de Grêmios organizada pela FENET. Nessa atividade, os estudantes de todo o Brasil usaram de sua indignação para organizar o próximo calendário de lutas.

Durante a programação, iniciou-se o dia 5 com o debate sobre a dívida pública, que é responsável por drenar o orçamento público que poderia ser investido nas nossas escolas, no término das obras em andamento e na expansão da rede técnica. Enquanto o orçamento da educação continua refém do arcabouço fiscal, nossos Institutos Federais sobrevivem com emendas parlamentares, fazendo com que não saibamos o futuro de nossas instituições.

“A verdade é que a precarização do nosso ensino tem um único objetivo: abrir as portas para a privatização de nossas escolas. Como já acontece na rede estadual técnica de vários estados, onde, para fugir das salas caindo aos pedaços do ensino público, a juventude passa a estudar em escolas técnicas pagas que prestam um serviço de péssima qualidade, sabendo disso, os estudantes reafirmaram seu compromisso com a luta em defesa da educação pública e de qualidade”, afirmou Nicole Viana, coordenadora-geral da FENET.

Nos últimos meses os estudantes mostraram sua combatividade e espírito de luta através dos dias nacionais de luta da FENET, da construção da Plenária Nacional de Grêmios, dos atos contra a militarização das escolas, em defesa do orçamento público para a educação, mobilizações pelo passe livre e pelos grêmios livres.

Dessa forma, os estudantes reafirmaram que é fundamental mobilizar a juventude na defesa de seus direitos, deixando claro que só com a luta podemos combater o avanço do fascismo no Brasil e defender a educação pública gratuita e de qualidade.
Assim, imbuídos da vontade de lutar e conquistar, os estudantes convocaram, durante a Plenária Final um novo dia nacional de lutas pela assistência estudantil nas escolas técnicas e pelos bandejões nos IFs de todo o país.

O encontro foi encerrado com um chamado a todos os estudantes técnicos do Brasil: o Encontro Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico da FENET, o ENET, acontecerá dos dias 18 a 21 de setembro no estado da Bahia e será decisivo para defendermos a educação pública gratuita e de qualidade, defender a democracia brasileira e o fim do pagamento da dívida pública.

A FENET convoca o conjunto dos grêmios e estudantes em Ensino técnico a organizarem a sua bancada rumo ao ENET, o maior encontro de escolas técnicas do Brasil!

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos