UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de setembro de 2025

Segundo dia do 7º ENET debate permanência estudantil e a luta pela educação

Leia também

Nesta sexta-feira (19), tivemos o segundo dia do 7º Encontro Nacional dos Estudantes de Ensino Técnico (ENET), que reuniu delegações de todo o país no Instituto Federal da Bahia (IFBA). A programação teve debates sobre combate ao fascismo e Novo Ensino Médio, um ato em defesa da permanência estudantil e atividades culturais no Forte do Barbalho.

Jesse Lisboa | Redação


EDUCAÇÃO – As atividades do 7º Encontro Nacional dos Estudantes de Ensino Técnico (ENET) prosseguiram nesta sexta-feira (19), em Salvador (BA), com painéis, ato público e atividades culturais. O evento reúne delegações de todo o país no Instituto Federal da Bahia, Campus Salvador.

Pela manhã, seis mesas de debate discutiram temas como a defesa da democracia, a revogação do Novo Ensino Médio, o direito à assistência estudantil e o impacto das privatizações e da dívida pública.

Ato por assistência estudantil

ESTUDANTES. Ato reuniu juventude para lutar por educação. Foto: Isabella Tanajura (JAV/BA)
ESTUDANTES. Ato reuniu juventude para lutar por educação. Foto: Isabella Tanajura (JAV/BA)

Durante a tarde, foi realizado um grandioso ato em defesa da permanência estudantil em cada escola do país e por mais investimento na educação. Foi denunciado a situação da educação brasileira, que vem sofrendo com políticas que beneficiam empresários, garantindo o pagamento dos juros da dívida pública, enquanto as escolas do nosso país estão cada vez mais sucateadas.

A palavra de ordem do ato foi “Quem entrou quer ficar: Assistência Estudantil não é esmola, é direito” e as principais reivindicações são mais bolsas de assistência estudantil, bandejão nas escolas e Institutos Federais, entre outras políticas de permanência.

No início da noite, foi realizada uma das maiores plenárias do socialismo organizada pela União da Juventude Rebelião (UJR) junto à Unidade Popular (UP), com cerca de 350 estudantes. O evento contou com intervenções dos estudantes que relataram a realidade das suas escolas, do seu trabalho e do bairro onde vivem, demonstrando que a política da dívida pública afeta não só a Educação, mas a vida da juventude e do povo brasileiro como um todo. Durante todo o dia, brigadistas do Jornal A Verdade também estiveram espalhados pelo IFBA, onde acontece o Encontro, e venderam vários exemplares da atual quinzena.

A programação cultural foi realizada no Forte do Barbalho, com apresentação do grupo Samba de Pretas, animando estudantes de diversas regiões do país.

Mobilização em defesa da educação

Estudantes do IFRS mobilizados na paralisação de três dias por assistência estudantil. Foto: FENET
Estudantes do IFRS mobilizados na paralisação de três dias por assistência estudantil. Foto: FENET

A FENET junto aos grêmios realizou durante a mobilização para o Encontro Nacional, caravanas de debate em diversas regiões do país. Essas atividades mostraram a realidade enfrentada pelos estudantes de ensino técnico. Prova dessa realidade foi a greve no último dia 06 de agosto, em que os estudantes do campus Restinga, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A paralisação durou 3 dias e contou com mais de 1.200 estudantes, numa mobilização pela construção do restaurante acadêmico.

Em 2024, foi destinado quase R$2 trilhões para os donos dos títulos da dívida pública (empresários e capitalistas especuladores), aproximadamente 43% do total do orçamento. Em contrapartida, foram destinados menos de 3% desse orçamento para educação. Nesse mesmo ano, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que deveria apoiar estudantes nos Institutos Federais, recebeu apenas R$ 55 milhões para atender 357 mil jovens de um total de 850 mil matriculados nos Institutos Federais. Em apenas 15 minutos em que a dívida pública é paga, daria para pagar esse valor do Pnae.

Os trabalhos do 7º ENET seguem neste sábado, terceiro dia de evento. Durante o período da manhã, grupos de trabalho politizam o congresso. Já durante a tarde, as delegações de todo o Brasil participarão de diversos passeios turísticos na capital baiana, encerrando a noite com mais uma atividade cultural.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos