UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de setembro de 2025

Terceiro dia do 7º ENET reúne delegações para debater o futuro da entidade

Leia também

Durante o sábado (20), a programação do 7º Encontro Nacional dos Estudantes de Ensino Técnico (ENET) contou com os debates nos Grupos de Trabalho, aprovando propostas para serem debatidas durante a Plenária Final.

Jesse Lisboa | Redação


EDUCAÇÃO – Neste sábado (20), as atividades do 7º Encontro Nacional dos Estudantes de Ensino Técnico (ENET) continuaram, desta vez com a reunião dos Grupos de Trabalho (GTs), momento em que as delegações de estudantes de diversas regiões do país puderam debater e reunir propostas para a nova diretoria que será eleita na Plenária Final.

Ontem (19), a programação contou com o ato em defesa da assistência estudantil, reivindicando mais bolsas, bandejão nas escolas e Institutos Federais, entre outras políticas de permanência.

Durante todo o ano foram organizados Dias Nacionais pela Assistência Estudantil, como no dia 19 de março, com palavras de ordem como: “Chega de saunas de aula!”, “Queremos educação de qualidade e orçamento para as ETECs!”. Neste dia, houveram vários atos de Norte a Sul do Brasil. No Rio de Janeiro, foram organizadas plenárias, fundação de grêmio e luta por bandejão no CEFET. Em São Paulo, diversas mobilizações pela permanência dos estudantes, com abaixo-assinado pela construção de bandejões nos IF’s.

Grupos de Trabalho debatem propostas para educação

Pela manhã, 17 grupos de trabalho discutiram sobre a realidade da juventude e dos estudantes para elaborar a resposta para a conjuntura que enfrentamos hoje. Os debates contemplaram a realidade das estudantes mulheres na produção da ciência; sobre a negritude, povos originários e quilombolas, o combate ao racismo e a lei de cotas; a importância do debate sobre memória, verdade e justiça; além da conjuntura dos estudantes com o passe livre, estágios e emprego, acesso ao ensino superior, entre outros.

Leonardo Péricles da Unidade Popular no GT sobre Negritude e Lei de Cotas. Foto: Jesse Lisboa (JAV/PE)
Leonardo Péricles da Unidade Popular no GT sobre Negritude e Lei de Cotas. Foto: Jesse Lisboa (JAV/PE)

“4,3 milhões de estudantes se inscreveram para o ENEM. De vagas na universidade pública tem 569 mil, apenas. Isso que nós temos que pensar num país rico como o nosso. Nós temos que pensar nisso para avançar na lei de cotas no Brasil, caminhar para ter livre acesso à universidade e às escolas técnicas”, destaca Léo Péricles, presidente da Unidade Popular pelo Socialismo (UP), no GT de Negritude.

Os estudantes das Escolas Técnicas Estaduais e dos Institutos Federais enfrentam uma série de dificuldades para se preparar para o vestibular. Sofrem com a falta de infraestrutura, de professores, de recursos pedagógicos e de políticas públicas que garantam uma educação de qualidade. Além disso, muitos desses estudantes precisam trabalhar para ajudar no sustento da família, o que reduz o tempo e as condições de estudo.

Júlia Cachos, diretora da FENET, no GT Mulheres contra o assédio. Foto: Isabella Tanajura (JAV/BA)
Julia Cachos, diretora da FENET, no GT Mulheres contra o assédio. Foto: Isabella Tanajura (JAV/BA)

Julia Cachos, atual coordenadora-geral da FENET, coloca: “Quando a gente vê os casos de assédio, de violência dentro das nossas escolas, nós temos que tomar a decisão de enfrentar. Fazer diferente do que acontece hoje, em que esses tipos de casos são arquivados e geram apenas processos, sem ter medidas efetivas para combater essas violências”.

É importante destacar uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde do Brasil, que registrou 203 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes de 2015 a 2021, apontando que os principais lugares onde ocorrem a violência são a residência e a escola. Por isso, torna-se fundamental o debate sobre o combate às opressões, especialmente nos espaços em que essas jovens passam grande parte do seu dia.

As propostas foram aprovadas nos Grupos de Trabalho para serem apresentadas no domingo (21), durante a Plenária Final. Este último evento votará as propostas a serem desenvolvidas pela nova diretoria eleita.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos