UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Emmanuel Bezerra é homenageado em Natal

 IMG_5435

O Jornal A VERDADE realizou no dia 13 de maio um debate em Homenagem a vida e a luta de Emmanuel Bezerra dos Santos. O evento aconteceu na Galeria de Artes do IFRN Campus Cidade Alta no centro de Natal.

A Galeria foi lotada por 80 pessoas entre estudantes de diversos campi do IFRN, das escolas estaduais CENEP, Pe. Miguelinho, Francisco Ivo, trabalhadores e companheiros e companheiras das ocupações urbanas do MLB que entoaram palavras de ordem durante todo o debate. Além disso, tivemos a presença do Movimento de População de Rua, UJR, UESP, Movimento de Mulheres Olga Benário, UP e PCR.  A mesa foi composta por Samara Martins diretora da UNE e da UJR, Alex Feitosa do PCR e o professor Marcel Matias representando a Instituição.

O professor Marcel ressaltou a importância de debates como esse em que se estimula a consciência crítica, em particular nos estudantes, e que o IFRN está de portas abertas para os movimentos sociais. Samara Martins destacou o papel da juventude na luta contra a ditadura e afirmou que o atual momento também exige mais uma vez a disposição de luta e rebeldia da juventude brasileira. Alex Feitosa afirmou que a luta de Emmanuel Bezerra ainda é necessária e justa, pois ainda são milhões os que vivem na miséria, desempregados e com seus direitos negados e isso tudo devido a capitalismo. Portanto a saída é lutar pelo socialismo.

A poesia engajada de Bertold Brecht esteve presente durante todo o evento. Como não poderia deixar de ser o evento foi aberto com a declamação da poesia “Às gerações futuras” de Emmanuel Bezerra. Depois de várias intervenções do plenário reverenciaram o exemplo de Emmanuel foi exibido um vídeo sobre os militantes do PCR que foram assassinados pela ditadura.

Além da homenagem o objetivo do Debate era fortalecer a campanha pela punição de todos os torturadores e assassinos da ditadura militar fascista em nosso país. Por isso, tanto no início como no fim, foram chamados todos os nomes de mortos e desaparecidos políticos do RN momento no qual o plenário respondeu com firmeza: ”presentes, agora e sempre!”.

Redação, Rio Grande do Norte

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes