UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Movimento realiza Semana da Visibilidade Lésbica

Leia também

A semana foi iniciativa das próprias mulheres e contou com debates sobre política e saúde e atividades culturais.

Tauane Rangel
Movimento de Mulheres Olga Benário


Foto: Jornal A Verdade

RIO GRANDE DO SUL – Dia 29 de agosto é comemorado o Dia da Visibilidade Lésbica. O Movimento de Mulheres Olga Benário organizou em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, uma semana de atividades com debates sobre saúde das mulheres lésbicas no Centro de Referência da Mulher e LGBT, um sarau na Casa de Cultura Vaca Profana e a 1ª Marcha da Visibilidade Lésbica da cidade, que mostrou que as mulheres lésbicas estão dispostas a construir resistência frente à conjuntura de ataques de um presidente declaradamente lgbtfóbico e machista. A marcha aconteceu no domingo, dia 1 e contou com cerca de 70 pessoas e muito barulho.

Ocorrida na Praça do Teixeirinha, local que demarca diversas lutas na cidade e que fica centralizada na avenida principal, a Marcha chamou atenção da população para problemáticas que permeiam vivências lésbicas.

Com microfone aberto e intervenções, foram apresentados dados sobre lesbocídio, seguidos de palavras de ordem em repúdio à violência; falas sobre autocuidado, alertando a população sobre a importância da prevenção sexual (pauta não difundida durante as campanhas promovidas); abordagens sobre a relação entre ser lésbica e como o capitalismo nós vê; além de música e poesia.

Na marcha houve também muita representatividade: de secundaristas a mulheres negras, todas estavam presentes e se sentindo representadas. O que chamou atenção foi o fato de mulheres que nunca haviam se manifestado se encaminhando até o microfone e fazendo política.

“Amar outra mulher é amar de todas as maneiras possíveis”, frase repetida durante a tarde, mostrando que nenhum sistema patriarcal e misógino vai nos conter: sapatão é revolução.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos